sexta-feira, 9 de abril de 2021

Relacionamento abusivo

Nós mulheres precisamos cuidar umas das outras, você acha que os homens podem fazer esse trabalho de libertar as mulheres deles mesmos... não sei.. pode ser que alguns sim...  no entanto a mulherada precisa se unir para acabar com isso.... mães submissas em relacionamentos submissos com os próprios pais das filhas geraram filhas submissas que se manterão em relacionamentos abusivos e com um psicologico tão mal tratado que não tem forças nem em defesa dos filhos. Uma geração de mulheres doentes por homens meu Deus. Deixando seus filhos a mercê de uns monstros. Como mudar esse ciclo? Cuidar de mulheres que são assim e não conseguem sair dessas situações... é por essas e por outras que anjinhos estão criando asas 😞😢. Você sofre com uma relação abusiva? Me coloco a disposição para te ouvir!!! 😢



quinta-feira, 4 de março de 2021

Meu pensamento hoje! Amanhã veremos!



Por vezes me sentia sozinha, carente, achando sempre precisar estar com alguém. Me sentindo escrava de um sentimento que só me trazia situações embaraçosas a minha volta. Amizades com pessoas tão diferentes de mim, não que seja um problema as diferenças, no entanto viver a vida do outro, isso é.

Relações que não me levavam a lugar nenhum e não me beneficiavam em nada. Nunca me via liberta disso, com minhas convicções de que as coisas tinham que ser conforme eu pensava. Quanta ignorância de minha parte.

Por incrível que pareça de alguma forma me reencontrei. Deixei de lado algumas amizades que me diziam como deveria viver, o que deveria fazer, onde deveria ir, aqueles conselhos que na vida do outro sempre serve menos na própria. Me recuso a entrar  em relacionamento que não seja o que realmente quero só para dizer que tenho alguém, e nem sempre sei o que quero, mas sei exatamente o que não quero. Nunca me senti tão bem comigo mesma. Descobri que o que não preciso não me faz falta.

Quando descobrimos o poder de um orgasmo sem a necessidade de um outro, veremos que não precisamos de mais nada. Não precisamos nos submeter a essas relações de submissão só por míseros momentos de prazer... Não vale a falta de paz.

Não, não fechamos as portas para a vida, simplesmente já não abrimos com tanta frequência, afinal até mesmo um ventinho deixa uma sujeira danada.

Com certeza ainda irei errar muito, mas não com a mesma frequência.

By: Damaris Ferreira

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Revoltada mesmo!!!!

 



Ter fé, acreditar em um amanhã melhor, sempre usei desse artifícios a mim mesma, até mesmo porque acredito na atração das coisas. Porém me pergunto? Como ter fé em Deus com tantos demônios soltos trabalhando contra, em meio a humanidade fazendo um povo sofrer, pagando para trabalhar, pensando se ao amanhecer o dia, terá ao menos o cafezinho preto para tirar o gosto amargo do desespero?

 Um abuso nos preços de combustíveis, pedágios, passagens, roubo na alimentação, tirando a dignidade a uma classe menos favorecida, que não consegui se quer manter o básico de sobrevivência mais. É obrigado a ouvir cobranças e ainda sofrer suas humilhações em seus cortes de água, luz, o mínimo que jamais deveria ser privado. A fruta, o legumes, a carne já não faz mais parte de sua cesta.

Políticos que usam de artimanhas para sucatear a riqueza de um país, enchendo suas mãos de dinheiro, e daí que os recursos podem se acabar, já não estarão aqui para ver, tem como procurar e pagar por até seu terreno em Marte se for preciso e se preciso for, que morra o povo de fome, colocando a culpa em uma doença para justificar seus roubos e altas dos preços fazendo com que nós ainda com nossa ignorância acreditemos nisso.

É a crise! Sim é a crise de falta de caráter que faz com que essa podridão, nojeira, tome cada vez mais conta do mundo e o povo que se lasque para pagar o aluguel, o ônibus, o combustível para se locomover para trabalhar.

E sim, que não percamos a fé! A fé em Deus porque na humanidade está difícil!


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Escolhas


 Pode ser que ainda cometa muitas escolhas erradas e que me machucarão tanto quanto as que já me atrevi escolher. Porém, sempre novas histórias, novas tentativas, novas dores, desamores. É na tentativa, que nos aperfeiçoamos e passamos a viver sem margens de erro.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Os quatro hormônios da felicidade


 "Hormônios do prazer”, a dopamina, serotonina, endorfina e a ocitocina, substâncias químicas produzidas pelo cérebro, essenciais para o desempenho de diversas funções físicas e psicológicas, também relacionadas às sensações de motivação, alegria, euforia e bem-estar geral.

Ocitocina “hormônio do abraço” e de “hormônio dos vínculos emocionais”, a ocitocina é considerada a líder do “quarteto da felicidade”, é essencial para estimular a produção das outras três substâncias fisiológicas ligadas ao prazer. Sua liberação começa no parto, segue durante a amamentação, e é fundamental para o desenvolvimento dos relacionamentos, para a construção da confiança e da sensação de segurança, fatores preponderantes para efetivar vínculos emocionais. Esse hormônio também está diretamente ligado à sobrevivência humana e de alguns animais desde seus primórdios, uma vez que a formação de relações sociais contribui para a criação de laços de afeto e de amizade, que possibilitam o desejo sexual, a reprodução dos seres vivos, a proteção contra predadores e inimigos, e a subsistência das espécies diante das mudanças climáticas e ambientais. O baixo índice de ocitocina no organismo pode acarretar transtornos como a depressão, desmotivação, ansiedade e a rejeição. E um indivíduo quando excluído ou rejeitado por seu grupo, ou que não participe de interações sociais por longos períodos, está mais sujeito a transtornos físicos e, sobretudo, mentais, que podem resultar na morte.

Dopamina
A dopamina é conhecida como o hormônio da recompensa. Por conta disso, ela atua diretamente nos processos motivacionais e é determinante para o aumento de produtividade, o alcance de metas rápidas e o cumprimento de objetivos de curto prazo. Quando produzida de forma equilibrada, ela também está associada ao amor, bem-estar, felicidade e ao prazer. Por outro lado, a produção anormal ou deficitária dessa substância é também relacionada a distúrbios psicológicos, como a depressão e a ansiedade, a doenças mentais, como o Parkinson e a esquizofrenia, e a dependência de drogas.

Serotonina
Está diretamente ligada a promoção de sensações de desejo, prazer e felicidade. Porém, a baixa concentração de serotonina no organismo desencadeia sintomas como mau humor, irritabilidade, sonolência, cansaço, falta de memória, de concentração, dificuldades de aprendizado e até inibição sexual. Em casos mais graves, a insuficiência dessa substância provoca transtornos afetivos, como sentimento de solidão e abandono, responsáveis por suscitar a tristeza e a depressão.

Endorfina
Considerada o analgésico biológico, uma espécie de morfina natural, caracterizada por uma breve euforia, que mascara dores físicas, cansaço, sentimentos ruins e aumenta a resistência a eles. O aumento da produção desse hormônio pela glândula hipófise também ajuda a relaxar o corpo e a mente, combatendo o estresse e proporcionando sensações de bem-estar, alegria, conforto e bom humor.

Como ativar os hormônios da felicidade 
Embora de certa forma parecidos, esses hormônios podem ser ativados e produzidos em maior escala através de “gatilhos” ou hábitos cotidianos diferentes. Veja quais são:

  • Pratique atividades físicas regularmente 
    A melhor maneira para liberar todos os hormônios do quarteto da felicidade é praticar atividades físicas regularmente. Exercícios aeróbicos, como corrida, natação e ciclismo, são excelentes para aumentar a produção dessas substâncias pelo cérebro, principalmente a serotonina.
  • Adote hábitos alimentares saudáveis 
    Você sabia que o que você come também influencia na produção desses quatro hormônios? Quem nunca comeu um chocolate e se sentiu pleno de prazer e felicidade?
  • Interaja socialmente 
    Quem não gosta de sair com os amigos, bater longos papos, dar muitas risadas, compartilhar bons momentos, paquerar, namorar, distribuir e receber afeto e carinho? Interagir socialmente e estreitar laços de amor e amizade são ótimas maneiras de estimular a produção dos hormônios responsáveis pelas sensações de êxtase, prazer, bem-estar e felicidade. Quanto mais você se relacionar, mais serotonina e ocitocina estarão correndo pelas suas veias.
  • Trace metas de curto e longo prazo 
    Quer mais dopamina em sua vida? Trace simples metas diárias atingíveis, como encerrar uma tarefa em aberto, ir na academia, começar a assistir um seriado ou ler um novo livro para se recompensar com pequenos prêmios.
  • Cultive bons sentimentos 
    Você já deve ter visto por aí a expressão “nós somos aquilo que queremos ser”. Ela é bastante verdadeira e pertinente. Quem cultiva bons sentimentos e está sempre pra cima, de alto astral, leva uma vida mais leve, harmoniosa, repleta de prazer e felicidade.

Além de adotar hábitos saudáveis e fortalecer seus laços sociais, reflita a maneira como enxerga e encara a vida. Tudo isso pode alterar a produção dessas substâncias químicas essenciais pelo seu organismo.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

O que me cabe

 O supérfluo para mim não serve. Se não posso viver com afinco a minha essência, então não tem porque me aventurar. Antes só que mal acompanhada. Ser sozinha não significa não ter ninguém que te aceite... Significa não aceitar menos do que acho que mereço. Eu me amo... Eu me Basto. 🤚🏻 

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Agradecimento



❤️ Agradecimentos a Deus! Posso não ter tido todos os meus pedidos atendidos, mas com certeza foi me mandado tudo que eu precisava para meu crescimento emocional e espiritual. Nunca duvidei um só segundo de que sou um sonho dele, o percebo em minha vida em tantos momentos, até os mais difíceis consigo enxergar o cuidado. Sempre escolhendo com sabedoria meus passos e me privando de sofrimentos futuros. Eu te amo Deus e confio plenamente em ti. Agradecimentos a tudo e a todos que passaram por mim, acredito ter ficado um pouco do aprendizado de cada um e terem levado um pouco do que ofereci. Espero mesmo que o que tenha compartilhado, tenha lhe proporcionado paz e sentimentos de amor. Posso não ter agradado a todos, mas Deus conhece todo o intento de meu coração. E nele carrego a certeza de que o que precisamos oferecer é sempre muito e muito mais amor! 💓❤️😍❤️

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Desvaneios

 


Quando compreendermos que não precisamos sentir falta daquilo que nunca tivemos, há um êxito!

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Agradecer!

 Pode ser que não tenhamos tudo que pensamos merecer, mas Deus nos dá exatamente aquilo que precisamos e conseguimos carregar.

Talvez não merecemos ter um relacionamento de Fortaleza, de esposo e esposa, mas merecemos a força que ele nos dá, para sermos guerreira na trilha da vida. Nos escolheu porque sabia o quão forte seríamos, embora muitas vezes a canseira batesse, ainda assim sabia que não desistiríamos.

Nos deu o livre arbítrio, mas percebeu que muitas de nossas escolhas, só nos traria peso, então em sua interferência, quando deixamos ele tomar conta, ele vai nos mostrando o jogo que já fez, como se fóssemos peças de tabuleiro e todos os benefícios que nos proporcionou e os livramentos que nos causou.

Não deixou faltar o alimento, esse com certeza teria faltado se tivesse ficado por nossa escolha anterior, não deixou faltar um teto sobre nossas cabeças e ainda nos livrou de infortúnios que nos adoecesse.

Deus é bom o tempo todo, é só deixarmos ele agir! 🙏🙌




segunda-feira, 20 de julho de 2020

Momento é agora

O momento é agora, não amanhã para ser feliz, amanhã será um novo dia. Vamos viver o presente, parar de adiar felicidade. Vamos emburrar menos, mudar as rotinas, mudar o modo de pensar, vamos ser menos críticos e se formos, que sejamos construtivos, críticas  com bons  argumentos de sugestões, que estão ao alncance para que todos consigam fazer a nossa maneira também. E quando não der pra  mudar, vamos aceitar de bom grado e tentar a maneira do outro, que tal?. Vamos sorrir mais, deixar de fazer tanta questão por qualquer coisa. Vamos ser mais leve, fazer da vida uma pluma. Rancores demais, cobranças demais, críticos demais. Só fará mal a nós mesmos. Vamos voltar a infância quando era só pedir desculpas e pronto, as mágoas passavam e voltavamos a brincar e espantar uma briga que poderia se acumular por anos. Vamos!! Todos juntos vamos!!!
(Damaris Ferreira)



O que recebemos e permitimos que fique?

Não permitir que as adversidades do dia a dia não nos afete é uma tarefa árdua e continua.
Tudo está a nossa volta, energias boas, energias más, basta sabermos a hora, o momento ideal de canalizarmos o que nos é oferecido.
Por vezes o que nos vem, por sermos meros mortais sem instinto, discernimento apropriado e evoluído, nos deixamos nos abater e caímos, o que não podemos permitir, é permanecer nesse mesmo chão onde muitos querem nos ver.
By: Damaris Ferreira

domingo, 12 de julho de 2020

Ah mulher!Por quantas vezes deixei seu coração em prol de olhar o coração de outrem... soubesse como o seu é lindo amaria muito mais a ti!

domingo, 19 de abril de 2020

Segredos

As confusões de nossa mente, desilusões, vontades, desejos e anseios, não cabe dizer a ninguém. Você é o único que te compreende. Não precisa sair desabafando aos quatros cantos e esperar por julgamentos depois...

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Um docinho talvez???

As vezes pareço seca, são devido as amargas fases da vida, na maioria das vezes no entanto o que tento é ser um docinho. Desejos os tenho, porém não os digo, espero pela segurança e praticidade e pode ser que talvez nunca chegue até mim, para que me sinta segura o suficiente gritando aos quatro cantos o que se passa em meu coração. Experiência de vida nos torna livres, porém as desconfianças são muitas. Há de se ter muita paciência para lidar com as montanhas de inseguranças que se alojam em uma mulher de 40. 🤭☺

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Saudades eternas

Hoje acordei pensando em você. .. No quanto você era forte mesmo de um jeito submisso de ser... servia. .. Mas sabia como encaminhar. .. driblar uma situação. .. acordei pensando em como você dava jeito pra tudo. .. Em como em uma situação complicada... pra cada um você já encontrava a solução muito antes de que conseguíssemos pensar em algo... Não sabia o quanto a amava e sentiria sua falta até então te perder. . Soubesse o quanto me sufocar ia com a saudade. .. teria me sufocado em seus Abraços .. Em seu colo teria me acalentado mais.... SINTO SAUDADES MÃE. .. Só você era meu leite forte. .. O que me sustentava. .. 😢


domingo, 23 de junho de 2019

Não sou perfeita, mas por tudo que sou e possuo sinto profunda gratidão a Deus! Sou feita de lágrimas e sorrisos passados, de sonhos e esperanças no futuro e muita energia e vontade de viver o presente! Não acomulo riquezas, vivo o agora. Por vezes não sou aceita como sou, por mais que tente, pode ser que não seja como alguém assim o deseja. Acima de tudo sou feita de amor e sempre guiada pelo meu criador! Gosto de praticar a compreensão e estou sempre aberta ao diálogo. Defeitos tenho aos montes, como todos, porém todos os dias peço a Deus não ser injusta com ninguém, já que vivemos em mundo tão cheio de competições. Acima de tudo me entrego ao colo do pai, sobre sua proteção e apesar de todos meus erros, sou uma abençoada pelas bênçãos de meu rei.🙌🙏

domingo, 16 de junho de 2019

Deficiência intelectual e os tabus


Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva, costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de tempo e os valores monetários), estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas - como, por exemplo, as ações de auto cuidado. A capacidade de argumentação desses alunos também pode ser afetada e precisa ser devidamente estimulada para facilitar o processo de inclusão e fazer com que a pessoa adquira independência em suas relações com o mundo. Um dos pontos seria deixar como por exemplo um adulto ser tratado como criança simplesmente pelo fato de ouvir que sua idade Mental é de criança.. Acordem!!!.. Esse adulto só será adulto se tratá-lo como adulto.. Um dos pontos principais para seu desenvolvimento é encontrar alguém que o ajude a acreditar em seu potencial que nem mesmo o próprio deficiente sabe possuir..
By: Damaris Ferreira 😍


domingo, 9 de junho de 2019

Esse é o momento



O momento é agora, não amanhã para ser feliz, amanhã será um novo dia Vamos viver o presente, parar de adiar felicidade.
Vamos emburrar menos, mudar as rotinas, mudar o modo de pensar, vamos ser menos críticos e se formos, que sejamos construtivos, críticas  com bons  argumentos de sugestões, que estão ao alncance para que todos consigam fazer a nossa maneira também. E quando não der pra  mudar, vamos aceitar de bom grado e tentar a maneira do outro, que tal?. Vamos sorrir mais, deixar de fazer tanta questão por qualquer coisa. Vamos ser mais leve, fazer da vida uma pluma. Rancores demais, cobranças demais, críticos demais. Só fará mal a nós mesmos. Vamos voltar a infância quando era só pedir desculpas e pronto, as mágoas passavam e voltavamos a brincar e espantar uma briga que poderia se acumular por anos. Vamos!! Todos juntos vamos!!!
(Damaris Ferreira)

sábado, 8 de junho de 2019

O amor acontece nas mais variadas formas

Perdemos muito tempo de nossa vida, tentando encontrar a forma exata de amor. Aquele tipo de amor que nos foi ensinado uma vida inteira com falas do tipo, "você precisa ser assim  para encontrar um bom marido" ou ainda "um dia você irá encontrar alguém que te valorize e será feliz".
Infelizmente nossas mães também tiveram que sofrer com a submissão de que só seriam felizes caso tivesse alguém para "cuidar delas", quando a mim me parece que era um serviço muito inverso e injusto, já que os cuidados com as roupas do marido, o jantar, os serviços prestados sairiam bem caro dado às prostitutas de luxo exclusiva e de quebra uma doméstica.
De forma tardia estamos nos despertando de um subconsciente amarrado a preceitos e valores tão distorcidos de uma sociedade machista. Estamos aprendendo a olhar toda forma de amor sem que seja de um parceiro do sexo oposto, afinal como já diz a música "Consideramos justa toda forma de amor".
Temos o amor desde o nascimento, mas mesmo a família nos envolvendo, nos acalentando noites após noites, ainda assim nos ensina que o amor no ciclo familiar não seria suficiente, então nossa busca é continua e constante.
Passamos pela vida e mal percebemos o quanto de amor nos é oferecido a todo momento, amor de pai, mãe, filho, irmãos, avós, amigos, pessoas que precisam de nós, essas são as que encontramos mais amor, essas a quem nós doamos um pouquinho. Todos os dias nós é oferecido formas exatas de amor, basta abrirmos nosso coração.

sexta-feira, 8 de março de 2019

Mulheres

Sou mulher para casar, recatada do lar, para um jantar a luz de velas ou independente solteira, que se não tiver companhia sabe como chegar aos rolês, que dança uma valsa de salto alto e vestido longo ou que rebola até o chão onde estiver. Sou todas as mulheres, escolho ser o que eu quiser ser. Porque eu sou foda 🖕🏻. Feliz dia das mulheres para nós que a vida inteira necessitamos provar o que somos...
By: Damaris Ferreira

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Deficiência Intelectual

Reconhecer que temos dificuldade em conviver com a diferença, é um primeiro passo para mudar o nosso olhar para a deficiência. Conviver com uma pessoa com algum tipo de deficiência é um aprendizado. Aprendemos que todas as pessoas têm limitação e aprender a respeitar a cada um e a conhecer e entender o outro é sem dúvida humanizar e se sensibilizar em relação ao outro.
Diante da Deficiência Intelectual por exemplo que até há poucos anos era conhecida como "deficiência mental", deve ser tratada com respeito e dignidade, assim como qualquer cidadão gostaria de ser tratado. Não tenha receio de orientá-la quando perceber situações duvidosas ou inadequadas. A pessoa com deficiência intelectual necessita de orientações claras, em linguagem simples e direta.
Cumprimentar normalmente. Geralmente a pessoa com deficiência INTELECTUAL é carinhosa, disposta e comunicativa; Dar atenção. Expressar alegria em encontrá-la e mantenha a conversa até onde for possível; Evitar a superproteção. Ajudar somente quando for necessário; 
A deficiência intelectual não é uma doença, pode ser uma consequência de alguma doença, assim, não use palavras como „doentinho‟ ou „bobinho‟ quando se referir a uma pessoa com essas condições;
Trate as pessoas de acordo com sua idade. Se for criança trate-a como criança, se for um adolescente ou um adulto trate-os como tal. 
Importante: Nunca subestimar sua inteligência. A pessoa com deficiência tem um tempo diferenciado de aprendizagem, mas pode adquirir muitas habilidades e conhecimentos. Ofereça informações em linguagem objetiva, com sentenças curtas e simples. A pessoa  compreende normalmente a sua realidade. Valorize suas potencialidades e não supervalorize suas dificuldades. 

DAMARIS FERREIRA DE SOUZA
Pedagoga E Especialista em Educação Especial e Inclusiva
Tradutora e Interprete de libras

dama_ferreira@hotmail.com

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Como desenvolver trabalho com Deficientes Intelectuais


“Ensina-me de várias maneiras, pois assim sou capaz de aprender.” 
Cíntia Leão Silva
TOD, DI e TEA
(Transtorno Opositor desafiante, Deficiência Intelectual Transtorno do Espectro Autista
Como agir?
Você deve agir naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência intelectual.

Trate-a com respeito e consideração. Se for uma criança, trate-a como criança. Se for adolescente, trate-a como adolescente, e se for uma pessoa adulta, trate-a como tal.
Não a ignore. Cumprimente e despeça-se dela normalmente, como faria com qualquer pessoa.
Dê-lhe atenção, converse e verá como pode ser divertido. Seja natural, diga palavras amistosas.
Não superproteja a pessoa com deficiência intelectual. Deixe que ela faça ou tente fazer sozinha tudo o que puder. Ajude apenas quando for realmente necessário.
Não subestime sua inteligência. As pessoas com deficiência intelectual levam mais tempo para aprender, mas podem adquirir muitas habilidades intelectuais e sociais.
SE COLOQUE SEMPRE NO LUGAR DO OUTRO, SER SENSÍVEIS A CADA SITUAÇÃO AJUDA A PENSAR EM ESTRATÉGIAS DE ENSINO. NÃO É NADA MIRABOLANTE, SE TORNA ALGO COMUM PERCEBER O OUTRO.
TOD
Quem de nós nunca se deparou com uma criança extremamente opositiva, desafiadora, que discute por qualquer coisa, que não assume seus erros ou responsabilidades por falhas e que costuma sempre se indispor com os demais de seu grupo ou de sua família de maneira a demonstrar que a cada situação será sempre difícil convencê-lo, mesmo que a lógica mostre que suas opções estão evidentemente equivocadas? Se você conhece uma criança assim, provavelmente ela tem Transtorno Opositivo-Desafiador.
Tal quadro leva a severas dificuldades de tempo e de avaliação para analisar regras e opiniões alheias e intolerância às frustrações, levando a reações agressivas, intempestivas, sem qualquer diplomacia ou controle emocional. Essas crianças costumam ser discriminadas, perdem oportunidades e desfazem círculos de amizades. Não raro, sofrem bullying e são retiradas de eventos sociais e de programações da escola por causa de seu comportamento difícil. Os pais evitam sair ou passear com elas e muitas vezes as deixam com parentes ou em casa. Entre os irmãos, são preteridos, mal falados e considerados como “ovelhas negras” tratados, assim, diferentes e mais criticados pelos pais.
Os sintomas podem aparecer em qualquer momento da vida, mas é mais comum entre os 6 e 12 anos
Trata-lo com educação, abaixar e ficar na mesma altura ao necessitar orientar sobre algo, nunca se referir de cima para baixo ou intimida-lo, falar de forma firme porém suave e ter jogo de cintura para também desafia-lo a fazer o que é correto. Procure perceber seus gostos e elogiar, pergunte sobre suas preferências e inicie um diálogo. Essa criança quer ser ouvida! 🥰

O QUE PRECISAMOS OBSERVAR
ÁREA DE COMUNICAÇÃO (Receptiva, expressiva e escrita)
AUTONOMIA (pessoal, doméstica e comunidade)
SOCIALIZAÇÃO (interpessoais, jogos e lazer e regras sociais)
MOTROCIDADE (global e fina)
ÁREA DE COMPORTAMENTO  DESAJUSTADO 
TEA
No espectro, o grau de gravidade varia de pessoas que apresentam um quadro leve, e com total independência e discretas dificuldades de adaptação, até aquelas pessoas que serão dependentes para as atividades de vida diárias (AVDs), ao longo de toda a vida.
Prejuízo na interação social, prejuízo acentuado no uso de múltiplos comportamentos não verbais, tais como contato visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social.
fracasso em desenvolver relacionamentos com seus pares apropriados ao nível de desenvolvimento, falta de tentativa espontânea de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas (p.e., não mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse), falta de reciprocidade social ou emocional.
Primeiro passo é descobrir dentro de uma escala, em qual fase ele está.
Este será o ponto de partida para que possamos iniciar o trabalho sem que pule etapas.
Existem variadas escalas de comportamento adaptativo a fim de ajustar o planejamento, a implementação e avaliação de programas de intervenções às necessidades desse público. 
Essas escalas nos dão suporte em nosso ponto de partida.
As fases de desenvolvimento da teoria piagetiana. Os estágios de Piaget são um conjunto de estágios no processo de desenvolvimento humano que ocorre no tempo. Por exemplo, o tipo de linguagem que as crianças usam dependerá de sua idade (palavras inventadas, pseudopalavras, usando a terceira pessoa, ecolalia, etc.), bem como seu pensamento (auto-centrado, na medida em que tudo acontecendo no mundo está acontecendo na frente dele ou ela), ou habilidades físicas (imitar, rastejar, andar, correr, etc.). Todo esse desenvolvimento do processo cognitivo ocorre de forma contínua e progressiva nos estágios de Piaget, dependendo da idade aproximada.

       •Nem todas as crianças atingem os mesmos estágios exatamente da mesma idade, mas há “períodos sensíveis” para todas as idades , onde é mais provável que uma criança desenvolva certas habilidades cognitivas. Ao longo do desenvolvimento, é mais fácil aprender uma habilidade determinada em uma era específica.
ESSAS SÃO AS ESCALAS DE PIAGET
1- Estágio sensorimotor (crianças de 0 a 2)
2- Fase pré-operatória (2-7 anos de idade)
3- Estágio operacional concreto (7-11 anos)
4- Operacional formal (11 anos e mais)
VINELAND
Vineland- a finalidade é medir o desenvolvimento social de uma população normal e cujos resultados podem ser comparados com os de indivíduos autistas. São pontuações designado para a idade que devem ser registradas.

BOS – é um instrumento desenvolvido com o objetivo de investigar o grau de severidade dos autistas em níveis comportamentais. A metodologia desta escala compreende a observação por filmagem da criança em contexto de brincadeira ou jogo com brinquedos adequados à sua idade.
Já a ECA – é um procedimento de avaliação contínua, utilizado por todas as pessoas que trabalham com a criança e que aborda os domínios da comunicação, percepção e imitação
Portage - O guia é um esforço em operacionalizar cada um dos 580 itens do Inventario Portage, propondo-lhes definições, critérios, especificação das condições de avaliação e descrição do material. Abrange cinco áreas de desenvolvimento – desenvolvimento motor, cognição, linguagem, socialização e autocuidados, distribuídas por faixa etária de 0 a 6 anos, e uma sexta área – estimulação infantil – específica para bebês. Pode ser usado por um leque de profissionais, tais como psicólogos, educadores, pediatras e neuropediatras, fisioterapeutas, terapeutas-ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros, berçaristas bem como pais de crianças com ou sem problemas de desenvolvimento

MÉTODOS
Linha comportamental (ABA e Teacch). 
O ABA (Applied Behavior Analysis)
 Análise de comportamento aplicado

Vem de uma linha de tratamento chamada terapia comportamental, que é usada para reduzir os comportamentos inadequados e aumentar os desejados por meio de recompensas. Quando a criança pratica o tratamento desejado, recebe a recompensa; quando ocorre o não desejado, não recebe.
ABA é uma disciplina objetiva. ABA se concentra na medição confiável e avaliação objetiva do comportamento observável.
Por exemplo, se uma criança consegue chamar a atenção dos pais ao bater a cabeça contra a parede -muitas crianças com autismo se agridem-, ela aprende que, com o comportamento, pode obter o que deseja.  O adequado seria tomar uma atitude que não a recompense, por exemplo, não dando atenção ao fato.
Para aumentar comportamentos de (procedimentos de reforço aumentar o comportamento de tarefa, ou interações sociais);
Para ensinar novas habilidades (por exemplo, os procedimentos de instrução e reforço sistemáticos ensinar habilidades funcionais de vida, habilidades de comunicação e habilidades sociais);
Para manter comportamentos (por exemplo, o ensino de procedimentos de autocontrole e auto-monitoramento para manter e generalizar as habilidades sociais relacionadas com o trabalho);
Generalizar ou transferir o comportamento de uma situação ou resposta a outra (por exemplo, de completar as tarefas em sala de recursos para um desempenho tão bom na sala de aula regular);
Para restringir ou condições estreitas sob o qual ocorrem comportamentos interferem (por exemplo, modificar o ambiente de aprendizagem); e
Para reduzir comportamentos de interferência (por exemplo, auto-lesão ou estereotipias).
O tratamento para o autismo é geralmente muito intenso e abrangente, por isso envolve toda a família da criança e uma equipe de profissionais. Alguns programas podem ser postos em prática na casa dos indivíduos. Os que são feitos em casa, podem ser com a presença de profissionais especialistas e terapeutas treinados ou podem incluir um treinamento para que os pais possam servir como terapeutas para seus filhos, sob supervisão de um profissional. Alguns programas são feitos em um centro especializado (em alguns países), na sala de aula ou na pré-escola.
TEACCH
O Teacch (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handcapped Children) 
(Tratamento e Educação de Crianças com Necessidade de Comunicação Autista e Relacionada), também é um método comportamental, mas voltado fundamentalmente para o ambiente pedagógico, que deve ter cuidados especiais em relação à organização visual e estrutura. É  um programa educacional e clínico com uma prática predominantemente psicopedagógica criado a partir de um projeto de pesquisa que buscou observar profundamente os comportamentos das crianças autistas em  diversas situações frente a diferentes estímulos.
O método é voltado em avaliar a criança e determinar seus pontos fortes e de maior interesse, e suas dificuldades, e, a partir desses pontos, montar um programa individualizado. se baseia na adaptação do ambiente para facilitar a compreensão da criança em relação a seu local de trabalho e ao que se espera dela.
Por meio da organização do ambiente e das tarefas de cada aluno, o TEACCH visa o desenvolvimento da independência do aluno de forma que ele precise do professor para o aprendizado de atividades novas, mas possibilitando-lhe ocupar grande parte de seu tempo de forma independente.
Partindo do ponto de vista de uma compreensão mais aprofundada da criança e das ferramentas de que o professor dispõe para lhe dar apoio, cada professor pode adaptar as idéias gerais que lhe serão oferecidas ao espaço de sala de aula e aos recursos disponíveis, e até mesmo às características de sua própria personalidade, desde que, é claro, compreenda e respeite as características próprias de seus alunos.
O ambiente deve ser organizado por meio de rotinas expostas em quadros e murais.  Para que a criança possa reconhecer onde ficam as atividades relacionadas a ela e assim colocá-las em prática.
Em relação a estrutura, o ideal é que o ambiente não tenha nenhum estímulo que possa distrair a criança, como barulhos, pessoas andando, janela com visão para o pátio, coisas penduradas na parede, brinquedos visíveis. A classe é separada em pequenos setores para a criança não ter distração, com anteparos entre um aluno e outro.
Para a comunicação, é usada a técnica alternativa chamada PECS
O PECS (Picture Exchange Communication System) SISTEMA DE COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DAS FIGURAS.
É o método de comunicação alternativa nos indivíduos que não conseguem falar, mas apontam para figuras como forma de conversação.
A forma de comunicação substitui a verbal com as figuras sendo apontadas pelas pessoas. O material são cartões com figuras que representam objetos e situações que a criança utiliza para expressar aquilo que deseja. Segundo o neurologista José Salomão Schwartzman, é errado pensar que o método pode atrapalhar o desenvolvimento da fala das pessoas com autismo. Pelo contrário, ela ensina uma forma alternativa de comunicação, que pode até ajudar a fala.
Nada é mais educativo que nossa intuição, nossa calmaria, ela nos fala o que realmente precisamos.
Estar atentos aos sinais, deixem que nossas crianças nos mostrem o que realmente precisam, não somos nós que sabemos de suas reais necessidades, mas sim eles sabem do que realmente precisam.
Não se frustar, cada um tem seu tempo, pensar o que realmente as pessoas com deficiências precisam é o maior passo de ensino e aprendizado.
Somos todos iguais em nossas singularidades.
Vídeo, queridos professores!
“Quanto mais longe uma criança com autismo caminha sem ajuda, mais difícil se torna alcançá-la.” Talk About Autism

Obrigada!

sexta-feira, 16 de março de 2018

O caminho todo é uma mistura de conquistas e dores, vontade desistir ao mesmo tempo nos agarrarmos a um fio de esperança. Por vezes nos sentimos tão só, outras nos vemos abraçados por estranhos que mudam a cor do dia. Nos vemos tão capazes em situações tão complexas e tão pequenos mediante a complexidade de outros. Queremos mesmo é chegar ao fim dessa trilha agarrados ao troféu da vitória, não importa o quão difícil foi, nos sentirmos confortáveis uns com os outros torna tudo mais fácil de seguir em frente.