Vídeos e mais vídeos com conteúdos de memes para demonstrar TDAH como trabalhão engraçado, desajeitado. Não, TDAH não é engraçado, traz prejuízos à quase todas as áreas da vida, diminui as chances de sucesso acadêmico, profissional, financeiro, relacional, diminuindo auto estima, autoconfiança, capacidade de persistência, de tomar iniciativas, contribuindo para chances de depressão, transtorno de ansiedade, vícios, e até suicídio.
Passar uma vida toda ouvindo coisas como: "é só fazer, é só se esforçar, irresponsável, displicente, não tem vergonha de sempre se atrasar?, você só faz o que quer e o que é do seu interesse."
TDAH não se trata só de prestar atenção!
Além do diagnóstico de TDAH, tem os companheiros nada agradáveis que podem acompanhar como, disfunção executiva, desregulação emocional, impulsividade, desorganização mental, sensibilidade a rejeição, distúrbios de sono entre outras coisas que geram estresse extra e afetam ainda mais a memória, cognição e funções. O TDAH está longe de ser apenas sobre esquecer algo... O lembrar de fazer, saber que deve ser feito, ter o senso de responsabilidade e, simplesmente travar e não conseguir fazer, ficar frustrado consigo mesmo, sofrer por antecedência, se angustiando, ficando triste, com raiva e ouvir coisas do tipo. "Mas era só ter se organizado mais, se esforçado mais. E quando não aguenta mais se culpar por tudo, pode recorrer aos vícios da fuga e até suicídio.
Já há muita dor em não conseguir executar algo, imagine ficar sendo invalidado por alguém que acha que só não prestou mais atenção, não pediu ajuda e por ai vai. Até tentam pedir ajuda, as os conselhos não param e consistem em "você só precisa se organizar" e as indicações de agendas, app. organizador de tarefa que é claro não tiro o mérito que pode ajudar em algumas questões, porém os que continuam tem a sensação de estar morrendo em vida, se transformando diariamente em quem não são, ficando distante de quem realmente é para agradar toda uma sociedade que dita as regras do que é padrão.
Os tratamentos caros e mais remédios caros, as atividades paralelas como exercícios, boa alimentação, suplementação, tudo para amenizar o transtorno.
Mas como bancar tudo isso sem estabilidade financeira, emocional se o próprio transtorno mina as energias comprometendo a capacidade de se cuidar. Uma hora alguém morre mais cedo e os memes perdem a graça. #tdahadulto#tdahinfantil #tdah #inclusão #saojosedoriopreto´#saúdemental #especialistaemeducaçãoespecialeinclusiva

