terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Que ódio é esse que sentem por mim???

Procurei ,pesquisei e nada de encontrar explicações. Não consigo compreender porque as vezes desencadeiamos tanto ódio em algumas pessoas sem ao menos ter feito nada a elas. Pode parecer banal, mas  a saúde  psicológica de uma pessoa menosprezada, pode virar um caos. Pesquisando encontrei a seguinte explicação para o ódio..
É um sentimento intenso de raiva e aversão. Traduz-se na forma de antipatiaaversãodesgostorancorinimizade ou repulsa con-tra uma pessoa ou algo, assim como o desejo de evitar, limitar ou destruir o seu objetivo. O ódio pode se basear no medo a seu objetivo, já seja justificado ou não. O ódio é descrito com frequência como o contrário do amor, ou a amizade; outros, como Elie Wiesel, consideram a indiferença como o oposto do amor.
Não bastou-me esta explicação. Percebo que somente pelo simples fato de algumas pessoas existirem já irrita outras pessoas. É um sentimento intenso de raiva e aversão. É um sentimento conflituoso, tempestuoso e arrogante. Que se mistura com aquilo de mais vil que é capaz o ser humano, é o combustível que alimenta a violência o ciúmes, a inveja, o sentimento de superioridade, a loucura, o medo, a vingança, muitas vezes o embalo que falta para lançar o homem a maldade. Um sentimento sorrateiro que se camufla em meio a outros sentimentos.
Muitas vezes despertamos o ódio alheio somente pelo fato de nos amarmos demais a nós mesmos com afinco. Nasce das mais inusitadas situações.
O ódio corrompe a alma humana, faz com que desça nas profundezas da ignorância e da loucura.
A grande verdade é que quando um ser humano odeia alguém.. ele se enxerga a si mesmo nos olhos dos outros.. então se odeia. odiando ao outro. 
O ódio nos afasta da evolução humana, um sentimento que precisa ser evitado, um grande obstáculo ao progresso e a paz espiritual, tanto individual quanto coletivamente. Com ódio no coração a pessoa perde de discernir o que é justiça e por conseguinte torna-se egoísta, invejosa, ciumenta.
E no próprio dicionário encontrei a seguinte explicação:
Sentimento de profunda inimizade; paixão que conduz ao mal que se faz ou se deseja a outrem.
Ira contida; rancor violento e duradouro.
Viva repugnância, repulsão, horror.
Aversão instintiva, antipatia.
Ódio mortal ou ódio figadal, o que é muito intenso e leva uma pessoa a desejar a morte de outra.
Chego a seguinte conclusão quando odeiam do nada.. Que a admiração pelo caráter pela pessoa é tão grande que então pelo sentimento de mesquinharia sente inveja, raiva, finalmente o ódio por não ser como o outro. De-me outra explicação por favor!!!