quinta-feira, 13 de maio de 2021

Ética/Moral o que é isso???

Me apropriando dos dizeres de José Renato Naline, que em seu livro sobre Ética Geral e Profissional, diz: Que Ética, no Brasil, sofre de anemia. Dizia ele: "ela é anoréxica!"
E como discordar de suas palavras quando nitidamente estamos a beira do caos?
Diz ainda:
"JUSTIÇA LIBERDADE, IGUALDADE, SOLIDARIEDADE e DIREITOS HUMANOS. A invocação exagerada a tais vocábulos, em contextos os mais diversos, conseguiu banalizar seu conteúdo. Encontram-se em todos os discursos, ensaios e manifestações. Debilitam-se as fronteiras de sentido e eles passam a ser conceitos ocos. Todos querem se valer do prestígio de seu conteúdo, Já não se mostram suscetíveis de causar emoção."
Todos querem pronunciar a fim de causar o efeito de argumentos e convencer uma minoria que ao ouvir passam a crer, convencem até aos mais céticos.
Infelizmente estamos a mercê de pessoas que nunca passaram perto da "cartilha". E enchem a boca com propriedade para falar de ética e moral.
Uma cartilha que deveria ser simplesmente lida e obter o máximo de assimilação e aprendizado desenvolver o senso de empatia, ao invés disso, tem nos causado indignação, tristeza, ao nos darmos conta que impossível colocar em prática aquilo que não foi vivido, aquilo que não sentiu no íntimo de seu âmago.
Infelizmente uma população que sofre, chora por mudanças, mas que deixa de acreditar que seu próprio semelhante, aquele que saiu de seu lado e viveu suas experiências possa mudar e fazer algo por você. O preconceito enraizado não permite uma visão de melhora partindo de si próprio, ou seja, o meu semelhante também não conseguirá.
E prosseguimos, com uma corja majoritária com seus principados e reinados, ainda que a monarquia já não faz parte de nossa sociedade. Mas o reinado impera!
Bye: Damaris Ferreira