segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Deficiência Intelectual

Reconhecer que temos dificuldade em conviver com a diferença, é um primeiro passo para mudar o nosso olhar para a deficiência. Conviver com uma pessoa com algum tipo de deficiência é um aprendizado. Aprendemos que todas as pessoas têm limitação e aprender a respeitar a cada um e a conhecer e entender o outro é sem dúvida humanizar e se sensibilizar em relação ao outro.
Diante da Deficiência Intelectual por exemplo que até há poucos anos era conhecida como "deficiência mental", deve ser tratada com respeito e dignidade, assim como qualquer cidadão gostaria de ser tratado. Não tenha receio de orientá-la quando perceber situação duvidosa ou inadequada. A pessoa com deficiência intelectual necessita de orientações claras, em linguagem simples e direta.
Cumprimentar normalmente. Geralmente a pessoa com deficiência INTELECTUAL é carinhosa, disposta e comunicativa; Dar atenção. Expressar alegria em encontrá-la e mantenha a conversa até onde for possível; Evitar a superproteção. Ajudar somente quando for necessário; 
A deficiência intelectual não é uma doença, pode ser uma consequência de alguma doença, assim, não use palavras como „doentinho‟ ou „bobinho‟ quando se referir a uma pessoa com essas condições;
Trate as pessoas com deficiência intelectual de acordo com sua idade. Se for criança trate-a como criança, se for um adolescente ou um adulto trate-os como tal. 
Importante: Nunca subestimar sua inteligência. A pessoa com deficiência tem um tempo diferenciado de aprendizagem, mas pode adquirir muitas habilidades e conhecimentos. Ofereça informações em linguagem objetiva, com sentenças curtas e simples. A pessoa com deficiência intelectual compreende normalmente a sua realidade. Valorize suas potencialidades e não supervalorize suas dificuldades. 
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
DAMARIS FERREIRA DE SOUZA
Pedagoga E Especialista em Educação Especial e Inclusiva

Coordenadora Geral da APAE Potirendaba-SP
dama_ferreira@hotmail.com