quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

jogos e brincadeiras para deficientes visuais

 jogo da velha humano...utiliza-se das próprias pessoas para jogar...estimula noção de espaço...raciocinio lógico...cooperação...etc...
 jogo da forca...utilizei da matemática...ensinando unidades, dezenas e centenas...perguntas do tipo...uma centena duas dezenas e 7 unidades que número forma? qdo não acertavam a respostas...tinham que montar um corpo humano com formas geométricas.
jogo da trilha..joga-se o dado ...dependendo o lado que cair é o tanto de casa que tem que caminhar...as casas diziam qual era o proximo passo...ou respondiam algum fato como tabuada ou outro problema de matemática.

fiz pra meus bambinos...amo meus filhos!!! demaissss


Q seja grande! Mas nunca se esqueça de abraçar o pequeno;Q seja forte! Mas nunca se envergonhe de pedir perdão.Q seja sempre terno e carinhoso! Mas nunca deixe de ser rígido para a construção da justiça.Q seja justo! Mas nunca venha a julgar com os olhos dos humanos, se algum dia isso for preciso, julgue como o coração materno.Q você seja esperto! Mas nunca queira usar sua sabedoria para enganar nem envergonhar aos menos dotados.Q cresça! Mas nunca se esqueça de q um dia foi pequeno e mesmo se chegar a ser gigante, lembre-se que terá sempre meu colo cheio de amor p/ o amparar e lhe acariciar.Q seja adulto! Mas q saiba sempre acatar aos conselhos dos mais velhos.Q seja sério! Mas nunca permita q roubem a criança que existe dentro de si.Q caminhe rumo ao sucesso! Mas nunca esqueça que a humildade e o discernimento são irmãos e sempre deverão andar de mãos dadas.Q viva intensamente! Mas nunca esqueça de q existe, os q caminham lentos pelo próprio cansaço do dia-a-dia, pelas batalhas, pelos sonhos desfeitos, sucessivas ilusões e desilusões.Qdo chegar o dia dos nossos rumos, tornarem-se opostos,  mesmo assim, sempre estarei juntinho a você. Estaremos eternamente ligados por laços de amor q juntos construímos.Cresça, mas nunca se esqueça de colocar amor em tudo q você fizer, seja qual for a missão, só o aceite se o fizer com muito respeito e amor. Foi com essa mesma fórmula que o concebi em meu ventre.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

o que aprendemos nunca é perdido ..perdido é o que deixamos pra tráz achando q não tem aproveito