domingo, 29 de setembro de 2013

Projeto vida saudável para trabalhar com deficiente visual.



ÁGUA DE COCO: Benefícios sem tamanhos





CONTATO COM O VERDE: crianças especiais sentando na grama para senti-la. O contato com a natureza trazem benefícios sem medidas á saúde. Isso as mantem calmas e serenas.





Depois de vários contatos com frutas, legumes, verduras, alimentos saudáveis, reconhecimento de produtos orgânicos, industrializados é hora de colocar no papel tudo que aprenderam. Mãos a obra.

A cesta da dona Maricota: Contando uma história, desenvolvi com meus alunos, várias atividade em cada parte da histórias de diferentes maneiras. Já que cada aluno tem seu tempo, suas limitações, nenhum é igual a outro.
No início da história um aluno em fase de alfabetização por exemplo, baseando me de que dona maricota veio com a cesta cheia de coisas. Pedi ao mesmo que contasse anotasse tudo que via na cesta. É um aluno com baixa visão, por tanto trabalho com letra ampliada para que o mesmo desenvolvesse a atividade.
Este mesmo aluno aprendeu a separar o que são frutas e o que são legumes, aproveitando assim para que o mesmo tentasse escrever o nome de cada coisa, incentivando a escrita. Logo em seguida, trabalhou matemática, contanto quantas frutas e quantos legumes. Somando todos eles, quanto da tudo???
O mesmo aluno agora irá encontrar esses alimentos que encontrou na cesta da dona Maricota em outros meios, como jornais, revistas, folhetos de mercado, assimilando se o que encontrou na história de fato existe em outros ambientes mesmo. 

Trabalhamos as diferentes cores desses alimentos, e quantos tipos de alimentos ele imagina que tem da mesma cor.
Trabalhamos as diferentes formas que existem os alimentos.
Cada aluno tem sua maneira de aprender, nem por isso vamos trabalhar conteúdos diferentes.. mas sim maneiras diferentes, variadas estratégias, dando oportunidade de absorverem o mesmo aprendizado.

Aqui por exemplo temos um aluno cego total, que teve a mesma oportunidade do aluno baixa visão. Através do concreto, utilizando-se de E.V.A para fazermos as frutas e os legumes, barbantes para delinear espaço trabalhando assim, espaço, espaço, medidas, fora e dentro, direita e esquerda, damos a oportunidade de sentirem texturas, formas diferentes, Aprendendo separar cada uma, a contar da mesma forma assim como os outros alunos.

Os alunos tiveram oportunidades também de saber que podemos ter uma vida saudável, se buscarmos equilíbrio com técnicas de massagens, relaxamentos, exercícios físicos e assim por diante.
Sem contar que os próprios alunos com deficiência visual tem uma grande oportunidade de emprego se aprenderem desenvolver essas técnicas em outras pessoas.