Reconhecer que temos dificuldade em conviver com a diferença, é um primeiro passo para mudar o nosso olhar
para a deficiência. Conviver com uma pessoa com algum tipo de deficiência é um aprendizado. Aprendemos que
todas as pessoas têm limitação e aprender a respeitar a cada um e a conhecer e entender o outro é sem dúvida humanizar e se sensibilizar em relação ao outro.
Diante da Deficiência Intelectual por exemplo que até há poucos anos era conhecida como "deficiência mental", deve ser tratada
com respeito e dignidade, assim como qualquer cidadão gostaria de ser tratado. Não tenha receio de orientá-la
quando perceber situações duvidosas ou inadequadas. A pessoa com deficiência intelectual necessita de orientações
claras, em linguagem simples e direta.
Cumprimentar normalmente. Geralmente a pessoa com deficiência INTELECTUAL é carinhosa,
disposta e comunicativa; Dar atenção. Expressar alegria em encontrá-la e mantenha a conversa até onde for possível; Evitar a superproteção. Ajudar somente quando for necessário;
A deficiência intelectual não é uma doença, pode ser uma consequência de alguma doença, assim, não
use palavras como „doentinho‟ ou „bobinho‟ quando se referir a uma pessoa com essas condições;
Trate as pessoas de acordo com sua idade. Se for criança trate-a como
criança, se for um adolescente ou um adulto trate-os como tal.
Importante:
Nunca subestimar sua inteligência. A pessoa com deficiência tem um tempo diferenciado de aprendizagem, mas pode
adquirir muitas habilidades e conhecimentos. Ofereça informações em linguagem objetiva, com sentenças curtas e
simples.
A pessoa compreende normalmente a sua realidade. Valorize suas potencialidades e
não supervalorize suas dificuldades.
DAMARIS FERREIRA DE SOUZA
Pedagoga E
Especialista em Educação Especial e Inclusiva
“Ensina-me de várias maneiras, pois
assim sou capaz de aprender.”
Cíntia Leão Silva
TOD,
DI e TEA (Transtorno Opositor desafiante, Deficiência
Intelectual Transtorno do Espectro Autista
Como agir?
•Você deve agir
naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência intelectual.
•Trate-a com respeito
e consideração. Se for uma criança, trate-a como criança. Se for adolescente,
trate-a como adolescente, e se for uma pessoa adulta, trate-a como tal.
•Não a ignore.
Cumprimente e despeça-se dela normalmente, como faria com qualquer pessoa.
•Dê-lhe atenção,
converse e verá como pode ser divertido. Seja natural, diga palavras amistosas.
•Não superproteja a
pessoa com deficiência intelectual. Deixe que ela faça ou tente fazer sozinha
tudo o que puder. Ajude apenas quando for realmente necessário.
•Não subestime sua
inteligência. As pessoas com deficiência intelectual levam mais tempo para
aprender, mas podem adquirir muitas habilidades intelectuais e sociais.
SE COLOQUE SEMPRE NO LUGAR DO OUTRO, SER SENSÍVEIS A CADA SITUAÇÃO AJUDA A PENSAR EM ESTRATÉGIAS DE ENSINO. NÃO É NADA MIRABOLANTE, SE TORNA ALGO COMUM PERCEBER O OUTRO.
TOD
•Quem de nós nunca se
deparou com uma criança extremamente opositiva, desafiadora, que discute por
qualquer coisa, que não assume seus erros ou responsabilidades por falhas e que
costuma sempre se indispor com os demais de seu grupo ou de sua família de maneira
a demonstrar que a cada situação será sempre difícil convencê-lo, mesmo que a
lógica mostre que suas opções estão evidentemente equivocadas? Se você conhece
uma criança assim, provavelmente ela tem Transtorno Opositivo-Desafiador.
•Tal quadro leva a
severas dificuldades de tempo e de avaliação para analisar regras e opiniões
alheias e intolerância às frustrações, levando a reações agressivas,
intempestivas, sem qualquer diplomacia ou controle emocional. Essas crianças
costumam ser discriminadas, perdem oportunidades e desfazem círculos de
amizades. Não raro, sofrem bullying e são retiradas de eventos sociais e de programações da
escola por causa de seu comportamento difícil. Os pais evitam sair
ou passear com elas e muitas vezes as deixam com parentes ou em casa. Entre os
irmãos, são preteridos, mal falados e considerados como “ovelhas negras”
tratados, assim, diferentes e mais criticados pelos pais.
•Os sintomas podem
aparecer em qualquer momento da vida, mas é mais comum entre os 6 e 12 anos
Trata-lo com educação, abaixar e ficar na mesma altura ao necessitar orientar sobre algo, nunca se referir de cima para baixo ou intimida-lo, falar de forma firme porém suave e ter jogo de cintura para também desafia-lo a fazer o que é correto. Procure perceber seus gostos e elogiar, pergunte sobre suas preferências e inicie um diálogo. Essa criança quer ser ouvida! 🥰
O QUE PRECISAMOS OBSERVAR
•ÁREA DE COMUNICAÇÃO
(Receptiva, expressiva e escrita)
•AUTONOMIA (pessoal,
doméstica e comunidade)
•SOCIALIZAÇÃO
(interpessoais, jogos e lazer e regras sociais)
•MOTROCIDADE (global e
fina)
•ÁREA DE
COMPORTAMENTODESAJUSTADO
TEA
•No espectro, o grau
de gravidade varia de pessoas que apresentam um quadro leve, e com total
independência e discretas dificuldades de adaptação, até aquelas pessoas que
serão dependentes para as atividades de vida diárias (AVDs), ao longo de toda a
vida.
•Prejuízo na interação social,
prejuízo acentuado no uso de múltiplos comportamentos não verbais, tais como contato
visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a
interação social.
•fracasso em
desenvolver relacionamentos com seus pares apropriados ao nível de desenvolvimento,
falta de tentativa
espontânea de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas
(p.e., não mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse), falta de
reciprocidade social ou emocional.
•Primeiro passo é
descobrir dentro de uma escala, em qual fase ele está.
•Este será o ponto de
partida para que possamos iniciar o trabalho sem que pule etapas.
Existem variadas
escalas de comportamento adaptativo
a fim de ajustar o
planejamento, a implementação e avaliação de programas de intervenções às necessidades desse
público.
Essas escalas nos dão
suporte em nosso ponto de partida.
As
fases de desenvolvimento da teoria piagetiana. Os
estágios de Piaget são um conjunto de estágios no processo de desenvolvimento
humano que ocorre no tempo. Por exemplo, o tipo de linguagem que as
crianças usam dependerá de sua idade (palavras inventadas, pseudopalavras, usando a terceira
pessoa, ecolalia, etc.), bem como seu pensamento (auto-centrado, na medida em que
tudo acontecendo no mundo está acontecendo na frente dele ou ela), ou
habilidades físicas (imitar, rastejar, andar, correr, etc.). Todo
esse desenvolvimento do processo cognitivo ocorre de forma
contínua e progressiva nos estágios de Piaget, dependendo da idade aproximada.
•Nem todas as crianças
atingem os mesmos estágios exatamente da mesma idade, mas há “períodos
sensíveis” para todas as idades , onde é mais provável que uma
criança desenvolva certas habilidades cognitivas. Ao longo
do desenvolvimento, é mais fácil aprender uma habilidade determinada em
uma era específica.
ESSAS SÃO AS ESCALAS DE PIAGET
•1- Estágio sensorimotor
(crianças de 0 a 2)
•2- Fase pré-operatória (2-7 anos de idade)
•3- Estágio operacional concreto (7-11 anos)
•4- Operacional formal (11 anos e mais)
VINELAND
•Vineland- a finalidade é medir
o desenvolvimento
social de uma população normal e cujos resultados podem ser comparados com os
de indivíduos autistas. São pontuações
designado para a idade que devem ser registradas.
•BOS – é um
instrumento desenvolvido com o objetivo de investigar o grau de severidade dos
autistas em níveis comportamentais. A metodologia desta escala compreende a
observação por filmagem da criança em contexto de brincadeira ou jogo com
brinquedos adequados à sua idade.
•Já a ECA – é um
procedimento de avaliação contínua, utilizado por todas as pessoas que
trabalham com a criança e que aborda os domínios da comunicação, percepção e
imitação
Portage - O guia é um
esforço em operacionalizar cada um dos 580 itens do Inventario Portage, propondo-lhes
definições, critérios, especificação das condições de avaliação e descrição do
material. Abrange cinco áreas de desenvolvimento – desenvolvimento motor,
cognição, linguagem, socialização e autocuidados, distribuídas por faixa etária
de 0 a 6 anos, e uma sexta área – estimulação infantil – específica para bebês.
Pode ser usado por um leque de profissionais, tais como psicólogos, educadores,
pediatras e neuropediatras, fisioterapeutas, terapeutas-ocupacionais,
fonoaudiólogos, enfermeiros, berçaristas bem como pais de crianças com ou sem problemas de
desenvolvimento
MÉTODOS
Linha comportamental (ABA e Teacch).
O
ABA (AppliedBehaviorAnalysis)
Análise de comportamento aplicado
•Vem de uma linha de
tratamento chamada terapia comportamental, que é usada para reduzir os
comportamentos inadequados e aumentar os desejados por meio de recompensas.
Quando a criança pratica o tratamento desejado, recebe a recompensa; quando
ocorre o não desejado, não recebe.
•ABA é uma disciplina
objetiva. ABA se concentra na medição confiável e avaliação objetiva do
comportamento observável.
•Por exemplo, se uma
criança consegue chamar a atenção dos pais ao bater a cabeça contra a parede
-muitas crianças com autismo se agridem-, ela aprende que, com o comportamento,
pode obter o que deseja. O adequado seria tomar uma atitude que não a recompense,
por exemplo, não dando atenção ao fato.
•Para aumentar comportamentos de
(procedimentos de
reforço aumentar o comportamento de tarefa, ou interações sociais);
•Para ensinar novas
habilidades (por exemplo, os procedimentos de instrução e reforço sistemáticos
ensinar habilidades funcionais de vida, habilidades de comunicação e
habilidades sociais);
•Para manter
comportamentos (por exemplo, o ensino de procedimentos de autocontrole e auto-monitoramento para manter e
generalizar as habilidades sociais relacionadas com o trabalho);
•Generalizar ou
transferir o comportamento de uma situação ou resposta a outra (por exemplo, de
completar as tarefas em sala de recursos para um desempenho tão bom na sala de
aula regular);
•Para restringir ou
condições estreitas sob o qual ocorrem comportamentos interferem (por exemplo,
modificar o ambiente de aprendizagem); e
•Para reduzir
comportamentos de interferência (por exemplo, auto-lesão ou estereotipias).
•O tratamento para o
autismo é geralmente muito intenso e abrangente, por isso envolve toda a
família da criança e uma equipe de profissionais. Alguns programas podem ser
postos em prática na casa dos indivíduos. Os que são feitos em casa, podem ser
com a presença de profissionais especialistas e terapeutas treinados ou podem
incluir um treinamento para que os pais possam servir como terapeutas para seus
filhos, sob supervisão de um profissional. Alguns programas são feitos em um
centro especializado (em alguns países), na sala de aula ou na pré-escola.
TEACCH
•O Teacch (TreatmentandEducationofAutisticandRelated Communication HandcappedChildren)
(Tratamento e Educação
de Crianças com Necessidade de Comunicação Autista e Relacionada), também é um método comportamental, mas voltado
fundamentalmente para o ambiente pedagógico, que deve ter cuidados especiais em
relação à organização visual e estrutura. É um programa educacional e clínico com uma
prática predominantemente psicopedagógica criado a partir de um projeto de pesquisa que buscou
observar profundamente os comportamentos das crianças autistas em
diversas situações frente a diferentes estímulos.
•O método é voltado em
avaliar a criança e
determinar seus pontos fortes e de maior interesse, e suas dificuldades, e, a
partir desses pontos, montar um programa individualizado. se baseia na
adaptação do ambiente para facilitar a compreensão da criança em relação a seu
local de trabalho e ao que se espera dela.
•Por meio da organização
do ambiente e das tarefas de cada aluno, o TEACCH visa o desenvolvimento da
independência do aluno de forma que ele precise do professor para o aprendizado
de atividades novas, mas possibilitando-lhe ocupar grande parte de seu tempo de
forma independente.
•Partindo do ponto de
vista de uma compreensão mais aprofundada da criança e das ferramentas de que o
professor dispõe para lhe dar apoio, cada professor pode adaptar as idéias gerais que lhe serão
oferecidas ao espaço de sala de aula e aos recursos disponíveis, e até mesmo às
características de sua própria personalidade, desde que, é claro, compreenda e
respeite as características próprias de seus alunos.
O ambiente deve ser
organizado por meio de rotinas expostas em quadros e murais. Para que a
criança possa reconhecer onde ficam as atividades relacionadas a ela e assim
colocá-las em prática. Em relação a
estrutura, o ideal é que o ambiente não tenha nenhum estímulo que possa
distrair a criança, como barulhos, pessoas andando, janela com visão para o
pátio, coisas penduradas na parede, brinquedos visíveis. A classe é separada em
pequenos setores para a criança não ter distração, com anteparos entre um aluno
e outro. Para
a comunicação, é
usada a técnica alternativa chamada PECS
•O PECS (Picture
Exchange Communication System) SISTEMA DE COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DAS FIGURAS.
•É o método de comunicação
alternativa nos indivíduos que não conseguem falar, mas apontam para figuras
como forma de conversação.
•A forma de
comunicação substitui a verbal com as figuras sendo apontadas pelas pessoas. O
material são cartões com figuras que representam objetos e situações que a
criança utiliza para expressar aquilo que deseja. Segundo o neurologista José
Salomão Schwartzman, é errado pensar que
o método pode atrapalhar o desenvolvimento da fala das pessoas com autismo.
Pelo contrário, ela ensina uma forma alternativa de comunicação, que pode até
ajudar a fala.
•Nada é mais educativo
que nossa intuição, nossa calmaria, ela nos fala o que realmente precisamos.
•Estar atentos aos
sinais, deixem que nossas crianças nos mostrem o que realmente precisam, não
somos nós que sabemos de suas reais necessidades, mas sim eles sabem do que
realmente precisam.
•Não se frustar, cada um tem seu
tempo, pensar o que realmente as pessoas com deficiências precisam é o maior
passo de ensino e aprendizado.
•Somos todos iguais em
nossas singularidades.
Vídeo, queridos
professores!
“Quanto mais longe uma criança com
autismo caminha sem ajuda, mais difícil se torna alcançá-la.” Talk
AboutAutism
Obrigada!
sexta-feira, 16 de março de 2018
O caminho todo é uma mistura de conquistas e dores, vontade desistir ao mesmo tempo nos agarrarmos a um fio de esperança. Por vezes nos sentimos tão só, outras nos vemos abraçados por estranhos que mudam a cor do dia. Nos vemos tão capazes em situações tão complexas e tão pequenos mediante a complexidade de outros. Queremos mesmo é chegar ao fim dessa trilha agarrados ao troféu da vitória, não importa o quão difícil foi, nos sentirmos confortáveis uns com os outros torna tudo mais fácil de seguir em frente.
domingo, 11 de março de 2018
Só precisamos fechar os olhos ao final de um dia turbulento e descobrir que ao nosso lado podemos encontrar abrigo, uma orientação em forma de bússola para nós guiar, um sossego para chamar de nosso, alguém que abra um sorriso nas horas difíceis para aplacar as dificuldades cotidianas mesmo que a distância, o tempo queira impedir. Alguém que não saia pela porta ao menor sinal de bagunça e desordem mas que te ajude a colocar tudo no lugar, alguém que fique mesmo tendo vários motivos para ir, alguém que volte mesmo tendo vários motivos para não reiniciar. Precisamos mesmo é de gente que seja a exceção contrariando todas as regras de uma sociedade sem importância e que seja uma doçura de permanência. (By: Damaris Ferreira)
Tive amigos de infância, família, a qual julguei serem importantes para sempre! Amigos a qual os ajudei em algum momento e amigos que me ajudaram em algum momento. O tempo passou e muitos se foram, os caminhos nos levaram em rumos diferentes. Mal nos falamos hoje. As vezes um "oi" como se fôssemos apenas conhecidos. Os segredos foram esquecidos, a cumplicidade deixada de lado.
Me pego pensando que muitas amizades se desfizeram pelo simples fato de ter começado um namoro, e outras se desfizeram quando se terminou um relacionamento. Um relacionamento que deveria ser a dois.. no entanto, as pessoas se vão, já não fazem questão da amizade. Em nome as vezes até de uma religião trocam de calçada, já não te convidam para as reuniões sócias. "Ah, é porque agora você está casado" ou porque simplesmente te ignoram mesmo, quando já não está em um casamento. Amizades novas são sempre bem vindas, e há até uma pesquisa que diz que fazer novos amigos desfaz muitas tristeza. No entanto se perder das velhas amizades, não fazer questão mais da presença, ou simplesmente se esquecer...
Pode ser que esteja ferindo alguém. Em nome da amizade, mandar um "oizinho" com mais afeto as vezes, mesmo que a pessoa vá se sentir incomodada de estar nos lugares, não cabe a você decidir isso. Cabe a você convidá-la. Demonstrar interesse no momento difícil de alguém de que apesar de tudo ela ainda é importante. Infelizmente vivemos em mundo de hipocrisia, e amizades se desfazendo por motivos tão banais.. quando na verdade deveria ser a única coisa para sempre...
Sempre quando chego, acredito que todos os lugares já estão ocupados. Não é fácil um segundo plano, aplaudir de pé me custa um bocado de raiva >.< Os que não estão ocupados, as reservas já foram feitas, então ....sei lá eu....pegar senha não é nada agradável...~.~
Se nascemos é porque Deus já havia traçado um plano a nós. De receber e dar amor...
Somos um projeto divino. Não há nada que determine sermos menor que isso.
Infelizmente há um outro lado tentando nos provar o contrário. Um mundo feito de seres egoistas, deixando se dominarem por ondas malignas, vivendo cada um por si, sentindo se incapazes de se ajudarem. E dessa forma ao nos analisar, nos descrevem como derrotados.
Não... Não somos... Somos obra divina,. Vistos somente por pessoas de caráter, que nos enxergam sem interesse nenhum o quanto temos de melhor a oferecer. Aliás oferecemos o que temos de mais sagrado que é o nosso coração. E nele está inserido toda nossa gentileza e amor ao próximo.
Infelizmente a falta de ceticismo de alguns estarão sempre prontos a nos fazer crer que não somos bons o suficiente. E realmente não é fácil diante de tanta inversão de valores nos fazermos vistos e amados.
Na educação especial são várias formas de aprendizagem .. Nesta atividade "brincando de mercadinho" utilizamos computadores para leitura da tarefa a ser executada... visualização de várias formas de dinheiro e decidir qual melhor maneira para se pagar .. ábaco para facilitar a contagem utilizando unidades dezenas e centenas... utilização da lousa para rascunhos para se chegar aos cálculos... dinheirinhos...moedas... o que torna o aprendizado prazeroso e divertido!!! Amo muito tudo isso!!! 😍😙
Sussurrar, falar, gritar, chorar. De nada adianta se não querem te ouvir.
Assim é o amor, o sentimento. .. de nada adianta se não quiserem receber... Receba-o.. Distribua-o... no momento exato. Pois quando acaba... Não há como ressucita-lo.
Preciso de meus amigos.. os que deram certo e os que não deram.. preciso dos que estão por perto.. dos que estão longe.. dos que já se foram ... dos que ainda estão aqui.. dos amigos de sangue.. dos amigos do coração.. dos amigos loucos .. dos mais centrados que eu.. dos mais antigos .. dos mais recentes.. daqueles de anos .. e este que acabei de conhecer... dos novinhos.. dos velhinhos..preciso de amigos que me aceitem como eu sou.. e de amigos que me corrijam mostrando o melhor de mim..amigos que viram amor.. de amor que viram amigos.. amigos incontáveis.. quero muitos.. fazer números.. até que possa explorar toda possibilidade de convivência e de amor maior... até que esgote todas as possibilidades de que exista amigo ... By: Damaris Ferreira ( eu mesma) ^_^ SINTO UMA FALTA ENORME DE MUITOS AMIGOS... NÃO ME ESQUEÇO DE NENHUM QUE TENHA FEITO PARTE DE MINHA VIDA EM ALGUM MOMENTO OU QUE ESTEJA FAZENDO...
Saber lidar com os sintomas é uma das partes mais difíceis do processo
de tratamento do TDAH. Algumas medidas, no entanto, podem facilitar a
convivência, tanto por parte da criança quanto por parte da família.
Veja quais são as dicas que você deve aplicar ao seu filho com TDAH:
Estabeleça limites e regras
Seja paciente, demonstre afeição e amor (PRINCIPAL)
Faça elogios a seu filho, incentive-o e cumprimente-o sempre
que ele conseguir cumprir uma atividade. Quando precisar repreendê-lo,
tome cuidado com a forma com que vai fazer isso. O excesso de críticas
prejudica a autoestima da criança (MUITA ATENÇÃO A TEORIA DO CASTIGO) PROCURE MAIS A TEORIA DO INCENTIVO A TEORIA COMPORTAMENTAL. PESQUISE MAIS SOBRE O ASSUNTO.
Procure passar mais tempo na companhia de seu filho
Busque formas de aumentar a autoestima de seu filho e coloque disciplina em sua rotina
Ensine seu filho a adquirir formas de organização adequadas, como calendário de atividades diárias
Seja claro e objetivo. Evite usar palavras de difícil
entendimento ao se comunicar com seu filho, procure usar palavras mais
fáceis e frases curtas
Ao falar com seu filho, fique à sua frente, olho no olho e fale com calma até ter certeza de que ele o compreendeu
Jamais exponha a criança ou crie constrangimentos a ela
Tente usar criatividade e usar técnicas de motivação e recompensa com ele
Não grite, use menos o “não” em detrimento de diálogos que o motivem a pensar e refletir
Seja um “expert” em TDAH, assim você certamente otimizará o tratamento do seu filho.
Já lutei e perdi, já ganhei e comemorei, já venci, mas já perdi mais do que ganhei.. Chorei.. e chorei muito.. e confesso ainda choro quase todos os dias por algum motivo.. por me lembrar das lembranças que não voltam mais.. ou pelo desafeto de alguém.. a não valorização de meu eu.. ou pela vida dura do corre na lida diária que me cansa.. Nunca é fácil.. o cansaço bate por diversas vezes.. erro tempo todo.. mas acredito que devo cometer alguns acertos por ai também..
A angústia por vezes me abate.. Quero atropelar os desígnios de Deus.. convivendo mais em meio aos monstros que fadas para me salvar... mas estou aqui, confiando e acreditando sempre que algo melhor virá.. Abrindo meu melhor sorriso.. com ele acreditando que a fé.. esta por oras vacila.. mas está sempre em mim.
Como sobreviver neste circo de loucos.. Se sei que o palhaço embora sorria tem seu coração em pedaços.. Que a bailarina embora exuberante.. Na verdade o que quer. É apenas descansar os seus pés.. E que a lona embora segura vez ou outra.. Logo se soltará sem fincar raízes... Como se segurar em algo... Se a força do vento que nos leva é bem maior que a nossa vontade de ficar.. Ahhh circo dos horrores.. Circo de alegrias.... Mas infelizmente também de dissabores....
Rostos assustados.. Medo.. Desespero.. Estaria o povo acordando e percebendo essa podridão que já acontece a anos..?? Corrupção... Oportunistas aos montes... Me pergunto... Esse tipo de gente estão em todos os lugares??? Pessoas que ganham a vida esperando o desespero do outro para lhe arrancar os últimos centavos... Tudo se resume a dinheiro... Desesperador... Teria saída pra um povo que reclama mas age igualmente??? Esperam por oportunidades de ganhos fáceis... Quando vêem um se afundando na lama pedem para esticar o braço que o ajudará sair de lá e ao invés disso lhe arrancam o relógio, a aliança.. Algo que pode lhe fornecer ganhos... Infelizmente essa geração não aprendeu sobre gentilezas.. Somente sobre oportunidades.
Estaria o povo brasileiro salvo algum dia de tanta podridão.. Tanta corrupção?? Como limpar um país desse mal se até mesmo o que reclama age igualmente com desumanidade esperando somente uma oportunidade de dinheiro fácil quando se pode ao invés de ajudar o próximo se especializam criando empresas para arrancar lhe os últimos centavos por exemplo como empréstimos de dinheiro a juros abusivos...
É assustador o que grandes empresas estão fazendo por exemplo com relação a água.. Estaríamos mesmo a beira do caos com a falta de chuvas ou essas mesmas estariam somente manipulando a situação em troca de vender águas a população de forma descontrolada e desenfreada..
Muitos ainda custam a acreditar que a corrupção tome formas tão grandiosas a ponto de vender aquilo que já pertence ao povo... O que foi dado gratuitamente por Deus...
É fato.. Estamos a beira do caos... Nas mãos de desconhecidos e assustadores monstros que se dizem políticos.. Empresários.. Ou chefes de muitas religiões duvidosas..
Um dia pensei ter encontrado alguém capaz de merecer todo meu amor.. Q conseguiria cicatrizar todas suas feridas... Pensava eu estar compartilhando de todo sofrimento que ambos havíamos passado.. E que juntos deixaríamos para traz tudo aquilo que um dia nos atormentava.. O que não percebi é que nem todos seguem em frente.. Alguns ainda irão descontar todas suas frustações e medos no próximo caso.. A medida que limpava o sangue de seus machucados.. Não percebia eu que me sujava de um sangue envenenado que poderia me matar.. E para sobreviver... Deveria me lavar e seguir em frente..
As dores que encontramos pelo caminho, nunca são dos mesmos tons...
A dor da saudade tem tons de cinza claro.. gelado como neve. Linda porém queima a medida que demora diante dela.
A dor da rejeição tem tons de negro.. escuridão.. nos sentimos perdidos sem saber por onde caminhar...
A dor do amor .. são todos as cores.. uma mistura para nos deixar confusos e inquietos.. Nunca sabemos o que esperar dessa dor.. qual cor irá nos atingir.. se é vermelha da paixão.. ou se vermelha do sangue vivo.. da morte..
Rosa calmaria ou rosa opaca.. sem graça.. sem vida..
Azul do céu.. alturas.. ou precipício logo abaixo..
Verde esperança ou verde mar .. correndo risco de se afogar..
Confiar tão plenamente em Deus a ponto de acreditar que a vontade de dEle é melhor do que a minha vontade. É aceitar que Seu plano é melhor que o meu plano.
Uma coisa é concordar com Deus quando a vontade dEle e a nossa coincidem. Mas e quando a vontade de Deus é totalmente oposta à nossa?
Há uma luta entre a nossa vontade e a vontade de Deus. Muitas vezes agimos como se Deus fosse um gênio da lâmpada mágica e esperamos que diga “sim” para todos os nossos desejos.
Sem dor de amor.. o que seriam dos poemas??? Se tudo fosse perfeito... como derramaria lágrimas sobre frases tornando as mais belas??? Tiramos nossas lições justamente em cima de nossos erros e arrependimentos.. O calor do sol não seria valorizado não houvesse as tempestades... A felicidade plena nos afasta dos versos de uma boa música... A luz do luar não seria tão valorizada não houvesse noite escura... Não há nada mais poético que a melancolia...
Queria dar um pouco de mim mesma a minha própria pessoa.. Apesar de ler um poema esses dias de Fábio Chap que dizia o seguinte: Sempre preferi aqueles que admiram mais aos outros do que a si... E ter concordado em suma com as palavras dele.. Hoje não poderia amar sequer alguém que não fosse a mim mesma. Preciso desse amor próprio para continuar sã.. lúcida.. Amo amar as pessoas.. mas admiro a quem faz o mesmo.. ou seja amando a mim também..
Palestra com Alex Surdocego.. e eu ali me entrometendo a auxilia-lo kk se é que ele iria precisar disso.. .. pessoa incrível. Com uma vontade enorme de viver apesar de todos os problemas...Incrivelmente independente... de um bom humor admirável.Alex é deficiente visual e auditivo. No entanto nada o impediu de ter viajado para mais de 30 países, pelo Brasil todo na luta das pessoas com deficiências. E você ai??? E eu .. qual é nosso problema mesmo??? Lição de vida!!!! Pessoa maravilhosa que tive a honra de trabalhar junto.
Palavras de Alex: Prazer enorme. Sou Alex Garcia
"Inclusão para mim é romper com a pressuposição e com a vergonha, estas poderosas ferramentas de controle social, e assim obter e manter a continuidade, o movimento. Obter e manter o desejo da verdade e felicidade alicerçadas na justiça do homem livre. Inclusão é negar o estático. Negar o interesse que fabrica carimbos. A Intolerância que desenha fronteiras. Negar a subtrair a liberdade e autonomia do homem". Alex Garcia - Pessoa Surdocega
Sinto um prazer enorme ao ver uma flor se abrindo, acho interessante quando um pássaro pousa em meu quintal, extremamente fantástico o ronronar de minha gatinha se aconchegando em meu colo, totalmente doce o olhar de meu cãozinho para mim ao abrir meus olhos, é como se ele tivesse me perguntando: E ai como foi sua noite hoje?
Sentir as mãozinhas de meu filho tocar em meu braço a cada momento dizendo: Te amo mãe.. me causa um orgulho enorme de ter um filho tão fofo. Ou o olhar de preocupação quando me pergunta calmamente: Está tudo bem mãe?? E em seu olhar vejo todos os problemas desaparecerem.. Uma gratidão se apossa de mim por ter dado a luz a filhos tão perfeitos e que já se sentem tão homenzinhos para cuidar de mim...
Mas com a mesma intensidade sinto as dores da ingratidão de algumas pessoas, o "estou nem ai pra seus problemas".. ou Tem algo a me oferecer?? Se não tem, então não tem porque estarmos nos falando ainda..
Coisas tão simples como um "seu sorriso é lindo" "Você é especial" tem perdido o encanto.
Infelizmente o simples ficou fora de moda.
O caro não me convém. Então por certo eu não convenho a algumas pessoas também..
A poesia da vida está em ofertar o que temos de melhor.. nossa amizade, carinho, amor... No entanto no decorrer de tantas ingratidões, todos vão se perdendo no orgulho próprio de seus corações feridos mais uma vez. E então a inversões de valores começa a acontecer.
Hoje é um dia especial. Um dia em que muitos comemoram com almoços, presentes, abraços e beijos especiais. Não tenho muito o que comemorar já que minha mãezinha se foi.. No entanto passou sua tarefa mais linda e mais encantadora para minha pessoa.. A tarefa de ser mãe também... Hoje sei a força que essa palavra tem, o significado mais puro e tenso do que realmente é o amor. Por isso neste dia quero parabenizar o ser mais forte que Deus colocou na terra. O SER MÃE. Ser esse que além de suportar todas suas dores, luta com uma garra e um afinco para arrancar de seus filhos todo e qualquer tipo de sofrimento. Só isso demonstra o quão forte esse ser é. PARABÉNS A TODAS AS MÃES QUE TIVERAM ESSE PRIVILÉGIO. PARABÉNS A TODAS AQUELAS MÃES QUE APESAR DE NÃO GERAREM SE TORNARAM MÃES PELOS LAÇOS DE AMOR E INTUIÇÃO. PARABÉNS A TODAS AQUELAS MÃES QUE SÃO PAI E UM POUCO DE MÃE TAMBÉM. E UM PARABÉNS ESPECIAL AQUELAS MÃES QUE SE DOAM SEM MEDIDAS PARA QUE NENHUM SEM MÃE SE SINTA SOZINHO NESSE MOMENTO COM A FALTA QUE UMA MÃE FAZ. "FELIZ DIA DAS MÃES"