segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Agradecer!

 Pode ser que não tenhamos tudo que pensamos merecer, mas Deus nos dá exatamente aquilo que precisamos e conseguimos carregar.

Talvez não merecemos ter um relacionamento de Fortaleza, de esposo e esposa, mas merecemos a força que ele nos dá, para sermos guerreira na trilha da vida. Nos escolheu porque sabia o quão forte seríamos, embora muitas vezes a canseira batesse, ainda assim sabia que não desistiríamos.

Nos deu o livre arbítrio, mas percebeu que muitas de nossas escolhas, só nos traria peso, então em sua interferência, quando deixamos ele tomar conta, ele vai nos mostrando o jogo que já fez, como se fóssemos peças de tabuleiro e todos os benefícios que nos proporcionou e os livramentos que nos causou.

Não deixou faltar o alimento, esse com certeza teria faltado se tivesse ficado por nossa escolha anterior, não deixou faltar um teto sobre nossas cabeças e ainda nos livrou de infortúnios que nos adoecesse.

Deus é bom o tempo todo, é só deixarmos ele agir! 🙏🙌




segunda-feira, 20 de julho de 2020

Momento é agora

O momento é agora, não amanhã para ser feliz, amanhã será um novo dia. Vamos viver o presente, parar de adiar felicidade. Vamos emburrar menos, mudar as rotinas, mudar o modo de pensar, vamos ser menos críticos e se formos, que sejamos construtivos, críticas  com bons  argumentos de sugestões, que estão ao alncance para que todos consigam fazer a nossa maneira também. E quando não der pra  mudar, vamos aceitar de bom grado e tentar a maneira do outro, que tal?. Vamos sorrir mais, deixar de fazer tanta questão por qualquer coisa. Vamos ser mais leve, fazer da vida uma pluma. Rancores demais, cobranças demais, críticos demais. Só fará mal a nós mesmos. Vamos voltar a infância quando era só pedir desculpas e pronto, as mágoas passavam e voltavamos a brincar e espantar uma briga que poderia se acumular por anos. Vamos!! Todos juntos vamos!!!
(Damaris Ferreira)



O que recebemos e permitimos que fique?

Não permitir que as adversidades do dia a dia não nos afete é uma tarefa árdua e continua.
Tudo está a nossa volta, energias boas, energias más, basta sabermos a hora, o momento ideal de canalizarmos o que nos é oferecido.
Por vezes o que nos vem, por sermos meros mortais sem instinto, discernimento apropriado e evoluído, nos deixamos nos abater e caímos, o que não podemos permitir, é permanecer nesse mesmo chão onde muitos querem nos ver.
By: Damaris Ferreira

domingo, 12 de julho de 2020

Ah mulher!Por quantas vezes deixei seu coração em prol de olhar o coração de outrem... soubesse como o seu é lindo amaria muito mais a ti!

domingo, 19 de abril de 2020

Segredos

As confusões de nossa mente, desilusões, vontades, desejos e anseios, não cabe dizer a ninguém. Você é o único que te compreende. Não precisa sair desabafando aos quatros cantos e esperar por julgamentos depois...

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Um docinho talvez???

As vezes pareço seca, são devido as amargas fases da vida, na maioria das vezes no entanto o que tento é ser um docinho. Desejos os tenho, porém não os digo, espero pela segurança e praticidade e pode ser que talvez nunca chegue até mim, para que me sinta segura o suficiente gritando aos quatro cantos o que se passa em meu coração. Experiência de vida nos torna livres, porém as desconfianças são muitas. Há de se ter muita paciência para lidar com as montanhas de inseguranças que se alojam em uma mulher de 40. 🤭☺

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Saudades eternas

Hoje acordei pensando em você. .. No quanto você era forte mesmo de um jeito submisso de ser... servia. .. Mas sabia como encaminhar. .. driblar uma situação. .. acordei pensando em como você dava jeito pra tudo. .. Em como em uma situação complicada... pra cada um você já encontrava a solução muito antes de que conseguíssemos pensar em algo... Não sabia o quanto a amava e sentiria sua falta até então te perder. . Soubesse o quanto me sufocar ia com a saudade. .. teria me sufocado em seus Abraços .. Em seu colo teria me acalentado mais.... SINTO SAUDADES MÃE. .. Só você era meu leite forte. .. O que me sustentava. .. 😢


domingo, 23 de junho de 2019

Não sou perfeita, mas por tudo que sou e possuo sinto profunda gratidão a Deus! Sou feita de lágrimas e sorrisos passados, de sonhos e esperanças no futuro e muita energia e vontade de viver o presente! Não acomulo riquezas, vivo o agora. Por vezes não sou aceita como sou, por mais que tente, pode ser que não seja como alguém assim o deseja. Acima de tudo sou feita de amor e sempre guiada pelo meu criador! Gosto de praticar a compreensão e estou sempre aberta ao diálogo. Defeitos tenho aos montes, como todos, porém todos os dias peço a Deus não ser injusta com ninguém, já que vivemos em mundo tão cheio de competições. Acima de tudo me entrego ao colo do pai, sobre sua proteção e apesar de todos meus erros, sou uma abençoada pelas bênçãos de meu rei.🙌🙏

domingo, 16 de junho de 2019

Deficiência intelectual e os tabus


Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva, costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de tempo e os valores monetários), estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas - como, por exemplo, as ações de autocuidado. A capacidade de argumentação desses alunos também pode ser afetada e precisa ser devidamente estimulada para facilitar o processo de inclusão e fazer com que a pessoa adquira independência em suas relações com o mundo. Um dos pontos seria deixar como por exemplo um adulto ser tratado como criança simplesmente pelo fato de ouvir que sua idade Mental é de criança.. Acordem!!!.. Esse adulto só será adulto se tratá-lo como adulto.. Um dos pontos principais para seu desenvolvimento é encontrar alguém que o ajude a acreditar em seu potencial que nem mesmo o próprio deficiente sabe possuir.. Revoltas de Damaris Ferreira 😍


domingo, 9 de junho de 2019

Esse é o momento



O momento é agora, não amanhã para ser feliz, amanhã será um novo dia Vamos viver o presente, parar de adiar felicidade.
Vamos emburrar menos, mudar as rotinas, mudar o modo de pensar, vamos ser menos críticos e se formos, que sejamos construtivos, críticas  com bons  argumentos de sugestões, que estão ao alncance para que todos consigam fazer a nossa maneira também. E quando não der pra  mudar, vamos aceitar de bom grado e tentar a maneira do outro, que tal?. Vamos sorrir mais, deixar de fazer tanta questão por qualquer coisa. Vamos ser mais leve, fazer da vida uma pluma. Rancores demais, cobranças demais, críticos demais. Só fará mal a nós mesmos. Vamos voltar a infância quando era só pedir desculpas e pronto, as mágoas passavam e voltavamos a brincar e espantar uma briga que poderia se acumular por anos. Vamos!! Todos juntos vamos!!!
(Damaris Ferreira)

sábado, 8 de junho de 2019

O amor acontece nas mais variadas formas

Perdemos muito tempo de nossa vida, tentando encontrar a forma exata de amor. Aquele tipo de amor que nos foi ensinado uma vida inteira com falas do tipo, "você precisa ser assim  para encontrar um bom marido" ou ainda "um dia você irá encontrar alguém que te valorize e será feliz".
Infelizmente nossas mães também tiveram que sofrer com a submissão de que só seriam felizes caso tivesse alguém para "cuidar delas", quando a mim me parece que era um serviço muito inverso e injusto, já que os cuidados com as roupas do marido, o jantar, os serviços prestados sairiam bem caro dado às prostitutas de luxo exclusiva e de quebra uma doméstica.
De forma tardia estamos nos despertando de um subconsciente amarrado a preceitos e valores tão distorcidos de uma sociedade machista. Estamos aprendendo a olhar toda forma de amor sem que seja de um parceiro do sexo oposto, afinal como já diz a música "Consideramos justa toda forma de amor".
Temos o amor desde o nascimento, mas mesmo a família nos envolvendo, nos acalentando noites após noites, ainda assim nos ensina que o amor no ciclo familiar não seria suficiente, então nossa busca é continua e constante.
Passamos pela vida e mal percebemos o quanto de amor nos é oferecido a todo momento, amor de pai, mãe, filho, irmãos, avós, amigos, pessoas que precisam de nós, essas são as que encontramos mais amor, essas a quem nós doamos um pouquinho. Todos os dias nós é oferecido formas exatas de amor, basta abrirmos nosso coração.

sexta-feira, 8 de março de 2019

Mulheres

Sou mulher para casar, recatada do lar, para um jantar a luz de velas ou independente solteira, que se não tiver companhia sabe como chegar aos rolês, que dança uma valsa de salto alto e vestido longo ou que rebola até o chão onde estiver. Sou todas as mulheres, escolho ser o que eu quiser ser. Porque eu sou foda 🖕🏻. Feliz dia das mulheres para nós que a vida inteira necessitamos provar o que somos...
By: Damaris Ferreira

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Deficiência Intelectual

Reconhecer que temos dificuldade em conviver com a diferença, é um primeiro passo para mudar o nosso olhar para a deficiência. Conviver com uma pessoa com algum tipo de deficiência é um aprendizado. Aprendemos que todas as pessoas têm limitação e aprender a respeitar a cada um e a conhecer e entender o outro é sem dúvida humanizar e se sensibilizar em relação ao outro.
Diante da Deficiência Intelectual por exemplo que até há poucos anos era conhecida como "deficiência mental", deve ser tratada com respeito e dignidade, assim como qualquer cidadão gostaria de ser tratado. Não tenha receio de orientá-la quando perceber situação duvidosa ou inadequada. A pessoa com deficiência intelectual necessita de orientações claras, em linguagem simples e direta.
Cumprimentar normalmente. Geralmente a pessoa com deficiência INTELECTUAL é carinhosa, disposta e comunicativa; Dar atenção. Expressar alegria em encontrá-la e mantenha a conversa até onde for possível; Evitar a superproteção. Ajudar somente quando for necessário; 
A deficiência intelectual não é uma doença, pode ser uma consequência de alguma doença, assim, não use palavras como „doentinho‟ ou „bobinho‟ quando se referir a uma pessoa com essas condições;
Trate as pessoas com deficiência intelectual de acordo com sua idade. Se for criança trate-a como criança, se for um adolescente ou um adulto trate-os como tal. 
Importante: Nunca subestimar sua inteligência. A pessoa com deficiência tem um tempo diferenciado de aprendizagem, mas pode adquirir muitas habilidades e conhecimentos. Ofereça informações em linguagem objetiva, com sentenças curtas e simples. A pessoa com deficiência intelectual compreende normalmente a sua realidade. Valorize suas potencialidades e não supervalorize suas dificuldades. 
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
DAMARIS FERREIRA DE SOUZA
Pedagoga E Especialista em Educação Especial e Inclusiva

Coordenadora Geral da APAE Potirendaba-SP
dama_ferreira@hotmail.com

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Como desenvolver trabalho com Deficientes Intelectuais


“Ensina-me de várias maneiras, pois assim sou capaz de aprender.” 
Cíntia Leão Silva
TOD, DI e TEA
(Transtorno Opositor desafiante, Deficiência Intelectual Transtorno do Espectro Autista
Como agir?
Você deve agir naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência intelectual.

Trate-a com respeito e consideração. Se for uma criança, trate-a como criança. Se for adolescente, trate-a como adolescente, e se for uma pessoa adulta, trate-a como tal.
Não a ignore. Cumprimente e despeça-se dela normalmente, como faria com qualquer pessoa.
Dê-lhe atenção, converse e verá como pode ser divertido. Seja natural, diga palavras amistosas.
Não superproteja a pessoa com deficiência intelectual. Deixe que ela faça ou tente fazer sozinha tudo o que puder. Ajude apenas quando for realmente necessário.
Não subestime sua inteligência. As pessoas com deficiência intelectual levam mais tempo para aprender, mas podem adquirir muitas habilidades intelectuais e sociais.
SE COLOQUE SEMPRE NO LUGAR DO OUTRO, SER SENSÍVEIS A CADA SITUAÇÃO AJUDA A PENSAR EM ESTRATÉGIAS DE ENSINO. NÃO É NADA MIRABOLANTE, SE TORNA ALGO COMUM PERCEBER O OUTRO.
TOD
Quem de nós nunca se deparou com uma criança extremamente opositiva, desafiadora, que discute por qualquer coisa, que não assume seus erros ou responsabilidades por falhas e que costuma sempre se indispor com os demais de seu grupo ou de sua família de maneira a demonstrar que a cada situação será sempre difícil convencê-lo, mesmo que a lógica mostre que suas opções estão evidentemente equivocadas? Se você conhece uma criança assim, provavelmente ela tem Transtorno Opositivo-Desafiador.
Tal quadro leva a severas dificuldades de tempo e de avaliação para analisar regras e opiniões alheias e intolerância às frustrações, levando a reações agressivas, intempestivas, sem qualquer diplomacia ou controle emocional. Essas crianças costumam ser discriminadas, perdem oportunidades e desfazem círculos de amizades. Não raro, sofrem bullying e são retiradas de eventos sociais e de programações da escola por causa de seu comportamento difícil. Os pais evitam sair ou passear com elas e muitas vezes as deixam com parentes ou em casa. Entre os irmãos, são preteridos, mal falados e considerados como “ovelhas negras” tratados, assim, diferentes e mais criticados pelos pais.
Os sintomas podem aparecer em qualquer momento da vida, mas é mais comum entre os 6 e 12 anos

O QUE PRECISAMOS OBSERVAR
ÁREA DE COMUNICAÇÃO (Receptiva, expressiva e escrita)
AUTONOMIA (pessoal, doméstica e comunidade)
SOCIALIZAÇÃO (interpessoais, jogos e lazer e regras sociais)
MOTROCIDADE (global e fina)
ÁREA DE COMPORTAMENTO  DESAJUSTADO 
AUTISMO

No espectro, o grau de gravidade varia de pessoas que apresentam um quadro leve, e com total independência e discretas dificuldades de adaptação, até aquelas pessoas que serão dependentes para as atividades de vida diárias (AVDs), ao longo de toda a vida.
Prejuízo na interação social, prejuízo acentuado no uso de múltiplos comportamentos não verbais, tais como contato visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social.
fracasso em desenvolver relacionamentos com seus pares apropriados ao nível de desenvolvimento, falta de tentativa espontânea de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas (p.e., não mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse), falta de reciprocidade social ou emocional.
Primeiro passo é descobrir dentro de uma escala, em qual fase ele está.
Este será o ponto de partida para que possamos iniciar o trabalho sem que pule etapas.
Existem variadas escalas de comportamento adaptativo a fim de ajustar o planejamento, a implementação e avaliação de programas de intervenções às necessidades desse público. 
Essas escalas nos dão suporte em nosso ponto de partida.
As fases de desenvolvimento da teoria piagetiana. Os estágios de Piaget são um conjunto de estágios no processo de desenvolvimento humano que ocorre no tempo. Por exemplo, o tipo de linguagem que as crianças usam dependerá de sua idade (palavras inventadas, pseudopalavras, usando a terceira pessoa, ecolalia, etc.), bem como seu pensamento (auto-centrado, na medida em que tudo acontecendo no mundo está acontecendo na frente dele ou ela), ou habilidades físicas (imitar, rastejar, andar, correr, etc.). Todo esse desenvolvimento do processo cognitivo ocorre de forma contínua e progressiva nos estágios de Piaget, dependendo da idade aproximada.

       •Nem todas as crianças atingem os mesmos estágios exatamente da mesma idade, mas há “períodos sensíveis” para todas as idades , onde é mais provável que uma criança desenvolva certas habilidades cognitivas. Ao longo do desenvolvimento, é mais fácil aprender uma habilidade determinada em uma era específica.
ESSAS SÃO AS ESCALAS DE PIAGET
1- Estágio sensorimotor (crianças de 0 a 2)
2- Fase pré-operatória (2-7 anos de idade)
3- Estágio operacional concreto (7-11 anos)
4- Operacional formal (11 anos e mais)
VINELAND
Vineland- a finalidade é medir o desenvolvimento social de uma população normal e cujos resultados podem ser comparados com os de indivíduos autistas. São pontuações designado para a idade que devem ser registradas.

BOS – é um instrumento desenvolvido com o objetivo de investigar o grau de severidade dos autistas em níveis comportamentais. A metodologia desta escala compreende a observação por filmagem da criança em contexto de brincadeira ou jogo com brinquedos adequados à sua idade.
Já a ECA – é um procedimento de avaliação contínua, utilizado por todas as pessoas que trabalham com a criança e que aborda os domínios da comunicação, percepção e imitação
Portage - O guia é um esforço em operacionalizar cada um dos 580 itens do Inventario Portage, propondo-lhes definições, critérios, especificação das condições de avaliação e descrição do material. Abrange cinco áreas de desenvolvimento – desenvolvimento motor, cognição, linguagem, socialização e autocuidados, distribuídas por faixa etária de 0 a 6 anos, e uma sexta área – estimulação infantil – específica para bebês. Pode ser usado por um leque de profissionais, tais como psicólogos, educadores, pediatras e neuropediatras, fisioterapeutas, terapeutas-ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros, berçaristas bem como pais de crianças com ou sem problemas de desenvolvimento

MÉTODOS
Linha comportamental (ABA e Teacch). 
O ABA (Applied Behavior Analysis)
 Análise de comportamento aplicado

Vem de uma linha de tratamento chamada terapia comportamental, que é usada para reduzir os comportamentos inadequados e aumentar os desejados por meio de recompensas. Quando a criança pratica o tratamento desejado, recebe a recompensa; quando ocorre o não desejado, não recebe.
ABA é uma disciplina objetiva. ABA se concentra na medição confiável e avaliação objetiva do comportamento observável.
Por exemplo, se uma criança consegue chamar a atenção dos pais ao bater a cabeça contra a parede -muitas crianças com autismo se agridem-, ela aprende que, com o comportamento, pode obter o que deseja.  O adequado seria tomar uma atitude que não a recompense, por exemplo, não dando atenção ao fato.
Para aumentar comportamentos de (procedimentos de reforço aumentar o comportamento de tarefa, ou interações sociais);
Para ensinar novas habilidades (por exemplo, os procedimentos de instrução e reforço sistemáticos ensinar habilidades funcionais de vida, habilidades de comunicação e habilidades sociais);
Para manter comportamentos (por exemplo, o ensino de procedimentos de autocontrole e auto-monitoramento para manter e generalizar as habilidades sociais relacionadas com o trabalho);
Generalizar ou transferir o comportamento de uma situação ou resposta a outra (por exemplo, de completar as tarefas em sala de recursos para um desempenho tão bom na sala de aula regular);
Para restringir ou condições estreitas sob o qual ocorrem comportamentos interferem (por exemplo, modificar o ambiente de aprendizagem); e
Para reduzir comportamentos de interferência (por exemplo, auto-lesão ou estereotipias).
O tratamento para o autismo é geralmente muito intenso e abrangente, por isso envolve toda a família da criança e uma equipe de profissionais. Alguns programas podem ser postos em prática na casa dos indivíduos. Os que são feitos em casa, podem ser com a presença de profissionais especialistas e terapeutas treinados ou podem incluir um treinamento para que os pais possam servir como terapeutas para seus filhos, sob supervisão de um profissional. Alguns programas são feitos em um centro especializado (em alguns países), na sala de aula ou na pré-escola.
TEACCH
O Teacch (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handcapped Children) 
(Tratamento e Educação de Crianças com Necessidade de Comunicação Autista e Relacionada), também é um método comportamental, mas voltado fundamentalmente para o ambiente pedagógico, que deve ter cuidados especiais em relação à organização visual e estrutura. É  um programa educacional e clínico com uma prática predominantemente psicopedagógica criado a partir de um projeto de pesquisa que buscou observar profundamente os comportamentos das crianças autistas em  diversas situações frente a diferentes estímulos.
O método é voltado em avaliar a criança e determinar seus pontos fortes e de maior interesse, e suas dificuldades, e, a partir desses pontos, montar um programa individualizado. se baseia na adaptação do ambiente para facilitar a compreensão da criança em relação a seu local de trabalho e ao que se espera dela.
Por meio da organização do ambiente e das tarefas de cada aluno, o TEACCH visa o desenvolvimento da independência do aluno de forma que ele precise do professor para o aprendizado de atividades novas, mas possibilitando-lhe ocupar grande parte de seu tempo de forma independente.
Partindo do ponto de vista de uma compreensão mais aprofundada da criança e das ferramentas de que o professor dispõe para lhe dar apoio, cada professor pode adaptar as idéias gerais que lhe serão oferecidas ao espaço de sala de aula e aos recursos disponíveis, e até mesmo às características de sua própria personalidade, desde que, é claro, compreenda e respeite as características próprias de seus alunos.
O ambiente deve ser organizado por meio de rotinas expostas em quadros e murais.  Para que a criança possa reconhecer onde ficam as atividades relacionadas a ela e assim colocá-las em prática.
Em relação a estrutura, o ideal é que o ambiente não tenha nenhum estímulo que possa distrair a criança, como barulhos, pessoas andando, janela com visão para o pátio, coisas penduradas na parede, brinquedos visíveis. A classe é separada em pequenos setores para a criança não ter distração, com anteparos entre um aluno e outro.
Para a comunicação, é usada a técnica alternativa chamada PECS
O PECS (Picture Exchange Communication System) SISTEMA DE COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DAS FIGURAS.
É o método de comunicação alternativa nos indivíduos que não conseguem falar, mas apontam para figuras como forma de conversação.
A forma de comunicação substitui a verbal com as figuras sendo apontadas pelas pessoas. O material são cartões com figuras que representam objetos e situações que a criança utiliza para expressar aquilo que deseja. Segundo o neurologista José Salomão Schwartzman, é errado pensar que o método pode atrapalhar o desenvolvimento da fala das pessoas com autismo. Pelo contrário, ela ensina uma forma alternativa de comunicação, que pode até ajudar a fala.
Nada é mais educativo que nossa intuição, nossa calmaria, ela nos fala o que realmente precisamos.
Estar atentos aos sinais, deixem que nossas crianças nos mostrem o que realmente precisam, não somos nós que sabemos de suas reais necessidades, mas sim eles sabem do que realmente precisam.
Não se frustar, cada um tem seu tempo, pensar o que realmente as pessoas com deficiências precisam é o maior passo de ensino e aprendizado.
Somos todos iguais em nossas singularidades.
Vídeo, queridos professores!
“Quanto mais longe uma criança com autismo caminha sem ajuda, mais difícil se torna alcançá-la.” Talk About Autism

Obrigada!

sexta-feira, 16 de março de 2018

O caminho todo é uma mistura de conquistas e dores, vontade desistir ao mesmo tempo nos agarrarmos a um fio de esperança. Por vezes nos sentimos tão só, outras nos vemos abraçados por estranhos que mudam a cor do dia. Nos vemos tão capazes em situações tão complexas e tão pequenos mediante a complexidade de outros. Queremos mesmo é chegar ao fim dessa trilha agarrados ao troféu da vitória, não importa o quão difícil foi, nos sentirmos confortáveis uns com os outros torna tudo mais fácil de seguir em frente.

domingo, 11 de março de 2018

Só precisamos fechar os olhos ao final de um dia turbulento e descobrir que ao nosso lado podemos encontrar abrigo, uma orientação em forma de bússola para nós guiar, um sossego para chamar de nosso, alguém que abra um sorriso nas horas difíceis para aplacar as dificuldades cotidianas mesmo que a distância, o tempo queira impedir. Alguém que não saia pela porta ao menor sinal de bagunça e desordem mas que te ajude a colocar tudo no lugar, alguém que fique mesmo tendo vários motivos para ir, alguém que volte mesmo tendo vários motivos para não reiniciar. Precisamos mesmo é de gente que seja a exceção contrariando todas as regras de uma sociedade sem importância e que seja uma doçura de permanência. (By: Damaris Ferreira)

domingo, 3 de dezembro de 2017

Amizades que se perdem..

Tive amigos de infância, família, a qual julguei serem importantes para sempre! Amigos a qual os ajudei em algum momento e amigos que me ajudaram em algum momento. O tempo passou e muitos se foram, os caminhos nos levaram em rumos diferentes. Mal nos falamos hoje. As vezes um "oi" como se fôssemos apenas conhecidos. Os segredos foram esquecidos, a cumplicidade deixada de lado.
Me pego pensando que muitas amizades se desfizeram pelo simples fato de ter começado um namoro, e outras se desfizeram quando se terminou um relacionamento. Um relacionamento que deveria ser a dois.. no entanto, as pessoas se vão, já não fazem questão da amizade. Em nome as vezes até de uma religião trocam de calçada, já não te convidam para as reuniões sócias. "Ah, é porque agora você está casado" ou porque simplesmente te ignoram mesmo, quando já não está em um casamento. Amizades novas são sempre bem vindas, e há até uma pesquisa que diz que fazer novos amigos desfaz muitas tristeza. No entanto se perder das velhas amizades, não fazer questão mais da presença, ou simplesmente se esquecer...
Pode ser que esteja ferindo alguém. Em nome da amizade, mandar um "oizinho" com mais afeto as vezes, mesmo que a pessoa vá se sentir incomodada de estar nos lugares, não cabe a você decidir isso. Cabe a você  convidá-la. Demonstrar interesse no momento difícil de alguém de que apesar de tudo ela ainda é importante. Infelizmente vivemos em mundo de hipocrisia, e amizades se desfazendo por motivos tão banais.. quando na verdade deveria ser a única coisa para sempre...

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Espera

Sempre quando chego, acredito que todos os lugares já estão ocupados. Não é fácil um segundo plano, aplaudir de pé me custa um bocado de raiva >.< Os que não estão ocupados, as reservas já foram feitas, então ....sei lá eu....pegar senha não é nada agradável...~.~

domingo, 11 de dezembro de 2016

Sonho de Deus

Se nascemos é porque Deus já havia traçado um plano a nós. De receber e dar amor...
Somos um projeto divino. Não há nada que determine sermos menor que isso.
Infelizmente há um outro lado tentando nos provar o contrário. Um mundo feito de seres egoistas, deixando se dominarem por ondas malignas, vivendo cada um por si, sentindo se incapazes de se ajudarem. E dessa forma ao nos analisar, nos descrevem como derrotados.
Não... Não somos... Somos obra divina,. Vistos somente por pessoas de caráter,  que nos enxergam sem interesse nenhum o quanto temos de melhor a oferecer. Aliás oferecemos o que temos de mais sagrado que é o nosso coração. E nele está inserido toda nossa gentileza e amor ao próximo. 
Infelizmente a falta de ceticismo de alguns estarão sempre prontos a nos fazer crer que não somos bons o suficiente. E realmente não é fácil diante de tanta inversão de valores nos fazermos vistos e amados.
No entanto.. ainda somos um sonho de Deus.


segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Educação Especial e Inclusiva

Na educação especial são várias formas de aprendizagem .. Nesta atividade "brincando de mercadinho" utilizamos computadores para leitura da tarefa a ser executada... visualização de várias formas de dinheiro e decidir qual melhor maneira para se pagar .. ábaco para facilitar a contagem utilizando unidades dezenas e centenas... utilização da lousa para rascunhos para se chegar aos cálculos... dinheirinhos...moedas... o que torna o aprendizado prazeroso e divertido!!! Amo muito tudo isso!!! 😍😙

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

um pouco mais de você

  Me dê um pouco mais de você.
 Doses pequenas embriagam e viciam... sempre querendo um pouco mais.
  Me dê um pouco mais de você.  Quem sabe assim me embriago de uma vez,  ficando um gosto amargo, e dessa bebida nunca mais eu querer ver.
  Me dê um pouco mais de você,  quem sabe assim enjoou logo, vivo tudo que precisa viver. E pego aversão a você.  
  Vá...faça logo isso. 
   Me dê um pouco mais de você.  

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Sussurros

Sussurrar, falar, gritar, chorar. De nada adianta se não querem te ouvir.
Assim é o amor, o sentimento. .. de nada adianta se não quiserem receber... Receba-o.. Distribua-o... no momento exato. Pois quando acaba... Não há como ressucita-lo.
Por um mundo com mais amor, por favor!!!

sábado, 23 de julho de 2016

Amigos. .Quanto mais melhor..

Preciso de meus amigos.. os que deram certo e os que não deram.. preciso dos que estão por perto.. dos que estão longe.. dos que já se foram ... dos que ainda estão aqui.. dos amigos de sangue.. dos amigos do coração.. dos amigos loucos .. dos mais centrados que eu.. dos mais antigos .. dos mais recentes.. daqueles de anos .. e este que acabei de conhecer... dos novinhos.. dos velhinhos..preciso de amigos que me aceitem como eu sou.. e de amigos que me corrijam mostrando o melhor de mim..amigos que viram amor.. de amor que viram amigos.. amigos incontáveis.. quero muitos.. fazer números.. até que possa explorar toda possibilidade de convivência e de amor maior... até que esgote todas as possibilidades de que exista amigo ... By: Damaris Ferreira ( eu mesma) ^_^ SINTO UMA FALTA ENORME DE MUITOS AMIGOS... NÃO ME ESQUEÇO DE NENHUM QUE TENHA FEITO PARTE DE MINHA VIDA EM ALGUM MOMENTO OU QUE ESTEJA FAZENDO...

quarta-feira, 25 de março de 2015

TDAH como lidar

Lidando com a criança com TDAH

Saber lidar com os sintomas é uma das partes mais difíceis do processo de tratamento do TDAH. Algumas medidas, no entanto, podem facilitar a convivência, tanto por parte da criança quanto por parte da família. Veja quais são as dicas que você deve aplicar ao seu filho com TDAH:
  • Estabeleça limites e regras
  • Seja paciente, demonstre afeição e amor (PRINCIPAL)
  • Faça elogios a seu filho, incentive-o e cumprimente-o sempre que ele conseguir cumprir uma atividade. Quando precisar repreendê-lo, tome cuidado com a forma com que vai fazer isso. O excesso de críticas prejudica a autoestima da criança (MUITA ATENÇÃO A TEORIA DO CASTIGO) PROCURE MAIS A TEORIA DO INCENTIVO A TEORIA COMPORTAMENTAL. PESQUISE MAIS SOBRE O ASSUNTO.
  • Procure passar mais tempo na companhia de seu filho
  • Busque formas de aumentar a autoestima de seu filho e coloque disciplina em sua rotina
  • Ensine seu filho a adquirir formas de organização adequadas, como calendário de atividades diárias
  • Seja claro e objetivo. Evite usar palavras de difícil entendimento ao se comunicar com seu filho, procure usar palavras mais fáceis e frases curtas
  • Ao falar com seu filho, fique à sua frente, olho no olho e fale com calma até ter certeza de que ele o compreendeu
  • Jamais exponha a criança ou crie constrangimentos a ela
  • Tente usar criatividade e usar técnicas de motivação e recompensa com ele
  • Não grite, use menos o “não” em detrimento de diálogos que o motivem a pensar e refletir
  • Seja um “expert” em TDAH, assim você certamente otimizará o tratamento do seu filho.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Fé..

Já lutei e perdi, já ganhei e comemorei, já venci, mas já perdi mais do que ganhei.. Chorei.. e chorei muito.. e confesso ainda choro quase todos os dias por algum motivo.. por me lembrar das lembranças que não voltam mais.. ou pelo desafeto de alguém.. a não valorização de meu eu.. ou pela vida dura do corre na lida diária que me cansa.. Nunca é fácil.. o cansaço bate por diversas vezes.. erro tempo todo.. mas acredito que devo cometer alguns acertos por ai também..
A angústia por vezes me abate.. Quero atropelar os desígnios de Deus.. convivendo mais em meio aos monstros que fadas para me salvar... mas estou aqui, confiando e acreditando sempre que algo melhor virá.. Abrindo meu melhor sorriso.. com ele acreditando que a fé.. esta por oras vacila.. mas está sempre em mim.




domingo, 1 de março de 2015

Mundo de Circo

Como sobreviver neste circo de loucos.. Se sei que o palhaço embora sorria tem seu coração em pedaços.. Que a bailarina embora exuberante.. Na verdade o que quer. É apenas descansar os seus pés.. E que a lona embora segura vez ou outra.. Logo se soltará sem fincar raízes... Como se segurar em algo... Se a força do vento que nos leva é bem maior que a nossa vontade de ficar.. Ahhh circo dos horrores.. Circo de alegrias.... Mas infelizmente também de dissabores....

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

mundo de hoje

Rostos assustados.. Medo.. Desespero.. Estaria o povo acordando e percebendo essa podridão que já acontece a anos..?? Corrupção... Oportunistas aos montes... Me pergunto... Esse tipo de gente estão em todos os lugares??? Pessoas que ganham a vida esperando o desespero do outro para lhe arrancar os últimos centavos... Tudo se resume a dinheiro... Desesperador... Teria saída pra um povo que reclama mas age igualmente??? Esperam por oportunidades de ganhos fáceis... Quando vêem um se afundando na lama pedem para esticar o braço que o ajudará sair de lá e ao invés disso lhe arrancam o relógio, a aliança.. Algo que pode lhe fornecer ganhos... Infelizmente essa geração não aprendeu sobre gentilezas.. Somente sobre oportunidades.

onde vamos parar??? Isso é.. se vamos parar...

Estaria o povo brasileiro salvo algum dia de tanta podridão.. Tanta corrupção?? Como limpar um país desse mal se até mesmo o que reclama age igualmente com desumanidade esperando somente uma oportunidade de dinheiro fácil quando se pode ao invés de ajudar o próximo se especializam criando empresas para arrancar lhe os últimos centavos por exemplo como empréstimos de dinheiro a juros abusivos...
É assustador o que grandes empresas estão fazendo por exemplo com relação a água.. Estaríamos mesmo a beira do caos com a falta de chuvas ou essas mesmas estariam somente manipulando a situação em troca de vender águas a população de forma descontrolada e desenfreada..
Muitos ainda custam a acreditar que a corrupção tome formas tão grandiosas a ponto de vender aquilo que já pertence ao povo... O que foi dado gratuitamente por Deus...
É fato.. Estamos a beira do caos... Nas mãos de desconhecidos e assustadores monstros que se dizem políticos.. Empresários.. Ou chefes de muitas religiões duvidosas..
Medo!!!! Socorro!!!