segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Foi comemorado a "SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MULTIPLA" de 21 a 27 de agosto então, vamos falar um pouco sobre “capacitismo” que significa a discriminação de pessoas com deficiência. O termo é pautado na construção social de um corpo padrão, sem deficiência, denominado como “normal” e da subestimação da capacidade e aptidão de pessoas em virtude de suas deficiências. O Capacitismo é considerado uma forma de preconceito, comumente vindo de pessoas sem deficiência, que pré-julgam a capacidade e habilidades das pessoas com deficiência com base apenas no que elas acreditam sobre aquela condição.

Muitas pessoas não têm conhecimento algum sobre o capacitismo devido a falta de debate pela população. Pouco se discute hoje em dia sobre o descumprimento da legislação que garante o direito e participação plena da pessoa com deficiência na sociedade. Esse comportamento apenas agrava esta forma de preconceito, pois é uma maneira de perpetuar a crença de que as pessoas com deficiência não são capazes de atuar ativamente na sociedade, o que é um grande equívoco.

O capacitismo camuflando acontece quando, de tão estrutural e inconsciente que é a discriminação em razão da deficiência, muitas pessoas se referem às pessoas com deficiência com um certo “heroísmo”, ou em outras palavras, uma supervalorização da realização de tarefas básicas, por exemplo.

Também são consideradas capacitistas aquelas pessoas que fazem “brincadeiras” apontando suas deficiências. Ou ainda aquelas frases que se referem às pessoas sem deficiência, mas usando alguma deficiência de modo pejorativo.

No Brasil, existem algumas leis que garantem o direito da pessoa com deficiência e sua inclusão na sociedade. Como é o caso da LBI (Lei Brasileira de Inclusão), que contempla desde acessibilidade em estabelecimentos comerciais, como também no ambiente digital, na educação e no trabalho, além de também punir pessoas e organizações que desrespeitam e agridem as pessoas com deficiência.

Algumas situações diárias muito comuns às pessoas com deficiência, impregnadas desse tipo de atitude:

“Você diz que todos nós temos alguma deficiência”, “quando você diz: eu sou normal!”, “te tratam feito criança devido a sua deficiência, mas você já é adulto.”, “você espera que pessoas com deficiência tenham sempre algo nobre a ensinar”, aqui vão alguns exemplos de frases capacitadas para você tirar do seu vocabulário:


“Fingir demência”

“Dar uma de João sem braço”

“Não temos braço para fazer tudo isso”

“Dar uma mancada”

“Está cego/surdo?”

“Estou cego de raiva”

“Mais perdido que cego em tiroteio” 

“Para de ser retardado”

“Mudinho/ceguinho”

“Nem parece que você é uma pessoa com deficiência”

“Você não tem cara de autista”

“Você não tem cara de surdo/surda”

“Seu problema não tem cura?”

“Pensei que você era normal”

“Apesar de PCD, você parece feliz”

“A gente só recebe o fardo que consegue carregar”

“Será que seus filhos vão nascer normais?”

“Mas como você faz as coisas tendo essa deficiência?”  #SemanaNacionalDaPessoaComDeficienciaIntelectualEMultipla #pessoacomdeficiencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário